Os desafios do mercado de trabalho se ampliam também em função da internacionalização dos negócios. Com a inserção do Brasil na economia mundial e o estreitamento de relações comerciais no âmbito dos mercados dos países emergentes, além da consolidação dos mercados tradicionais, a exemplo dos Estados Unidos e União Europeia, as empresas estão sendo pressionadas a recriar profissionais para atuar na revisão de suas estratégias competitivas; na adequação de suas estruturas às novas condições concorrenciais de mercado; na incorporação dos avanços tecnológicos a suas atividades; na redefinição de relações com fornecedores e clientes, entre outras tarefas, para continuarem a ter resultados positivos, crescer e sobreviver no complexo mundo da competição.
Os campos de atuação do profissional egresso do Curso de Administração encontram-se nichos de mercado ocupacional que vão além dos limites geográficos da nossa região e se estendem a outras regiões do país, notadamente nas áreas ou funções seguintes:
- Administração Geral das Empresas: organização de recursos humanos, materiais e financeiros; estratégias de mercado; supervisão do processo produtivo das empresas de portes variados, em seus diversos setores, promovendo sua integração, racionalização e otimização da matéria-prima à qualidade do produto final;
- Administração Financeira: planejamento e implementação das atividades financeiras da empresa (patrimônio, fluxo financeiro, orçamentos); acompanhamento e análise das operações contábeis de uma organização por meio de auditoria e exames periciais; planejamento e gerenciamento do orçamento da empresa, monitorando os custos em atividade de controladoria; implantação de sistemas de projeções, provisões e previsões financeiras;
- Administração Hospitalar: gerenciamento de hospitais, de serviços e programas de saúde públicos e privados;
- Administração e Desenvolvimento de Recursos Humanos: promoção da relação entre empresas e trabalhadores; locação de mão-de-obra; supervisão da admissão, demissão; desenvolvimento de pessoas mediante programas de treinamento, incentivos, benefícios e de capacitação profissional em todos os níveis;
- Comércio Exterior, logística e Marketing;
- Administração do Terceiro Setor: planejamento e coordenação de atividades de organizações não governamentais (definição de objetivos, divulgação, realização das operações, captação e gestão de recursos em projetos de cunho educacional, ambiental ou comunitário em geral);