O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.
O PIBID tem por finalidade proporcionar a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica para os discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior.
Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das Instituições de Ensino Superior (IES).
Objetivos do Programa
São objetivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência:
I – incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
II – contribuir para a valorização do magistério;
III – elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
IV – inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando- lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
V – incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;
VI – contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
Na UNIBR – Faculdade de São Vicente – o professor Hélio Rodrigues Júnior é o Coordenador institucional: o professor de instituição de educação superior responsável perante a CAPES por garantir e acompanhar o planejamento, a organização e a execução das atividades de iniciação à docência previstas no projeto de sua instituição, zelando por sua unidade e qualidade.
Professor Narciso Maurício dos Santos é o Coordenador de área: o professor da instituição de educação superior responsável pelas seguintes atividades:
a) planejamento, organização e execução das atividades de iniciação à docência em sua área de atuação acadêmica;
b) acompanhamento, orientação e avaliação dos bolsistas estudantes de licenciatura;
c) articulação e diálogo com as escolas públicas nas quais os bolsistas exerçam suas atividades.
As escolas inscritas para o programa PIBID são:
– EMEF PROF CONSTANTE LUCIANO CLEMENTE HOULMONT
Professoras supervisoras: Valdirene Aparecida Quental Galluzzi e Joyce Lopes Coelho Tavares.
A Escola Professor Constante recebe os seguintes bolsistas de iniciação à docência:
Adriano Matos Gomes;
Amanda Silva Dos Santos;
Daniela Aparecida Dos Santos Rodrigues;
Edjane Maria De Araújo;
Laryssa Miranda Gomes Vasconcelos;
Leticia Santos Gois De Almeida;
Liliane Vieira De Andrade;
Lyvia De Souza Pereira Marotti;
Manoel Da Conceição Dos Anjos;
Matheus Alexandre Vieira Dos Santos;
Michelle Dos Santos Sanches;
Pedro Henrique Rodrigues Santos;
Rafaela Da Silva Moura;
Raphaela Alves Oliveira;
Reinaldo Dos Santos;
Sabrina De Souza Lopes;
Sueli Da Silva Barbosa;
Tatiane Batista Ferreira Da Silva;
Tatiane Dejanira Pereira.
– EMEF MÁRIO COVAS JÚNIOR
Professora supervisora: Tânia Cristina Bispo da Cruz.
A Escola Mário Covas Júnior recebe os seguintes bolsistas de iniciação à docência:
Denner Matheus Zuccari Mendes;
Jamylly Caitano Santos;
Karla Cristine Dos Santos Florêncio;
Patrícia Batista De Souza;
Rhuan De Souza Cassiano.