O Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAP, apresenta-se como o canal de referência aos alunos, de forma a atendê-los em suas necessidades individuais e/ou coletivas, emocionais e/ou cognitivas e em qualquer outra forma de aprender, de ser e de se relacionar com o interdisciplinar e dinâmico mundo do conhecimento do ensino superior.
O NAP desenvolve estratégias de acolhimento aos alunos e por meio de uma escuta sensível que busca compreender suas demandas para atuar criando melhores condições pedagógicas que visam a favorecer o desenvolvimento intelectual e emocional desses jovens nessa nova etapa da vida, tentando, desta forma, prevenir o fracasso acadêmico. Melhora e adequa os métodos de estudo, conforme as características de cada um; organiza uma rotina de estudos e ensina como administrar o tempo; auxilia no gerenciamento de situações de estresse, como em uma apresentação oral ou prova, assim como a entrega do trabalho de conclusão de curso; aponta melhorias para o relacionamento com colegas e professores; evita a desmotivação.
Além disso, o NAP adota uma postura ativa de busca das manifestações dos alunos sobre sua experiência ao longo das atividades acadêmicas, suas dúvidas, sugestões e necessidades especiais.
Atua de forma efetiva como um canal de apoio aos coordenadores e tem por competência acompanhar e supervisionar a execução do Projeto Pedagógico de Curso, além de atuar junto aos alunos e professores com vistas a atender suas demandas didático- pedagógicas.
Tem como missão o aprimoramento da ação educativa, ou seja, a articulação do processo de ensino e de aprendizagem, por meio da atualização permanente do corpo docente e acompanhamento do desenvolvimento discente na instituição.
O NAP compreende basicamente uma estrutura de interface entre docentes, discentes e administração da instituição, tratando-se, portanto de um órgão suplementar responsável pelo acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem, por meio de assessoramento contínuo e sistemático a professores e alunos.
Neste sentido, o NAP propicia um espaço institucional para reflexão, numa perspectiva ético- humana, visando à discussão interdisciplinar e a busca de alternativas pedagógicas.
Destacam-se dentre as diversas funções do NAP:
- Acolher, apoiar e orientar o aluno que busca ajuda para seus conflitos e dificuldades e, por meio de uma escuta sensível, identificar algum comprometimento emocional e, se for o caso, orientá-lo a buscar ajuda profissional;
- Auxiliar o aluno a superar desafios, a estabelecer novas relações interpessoais e a se adaptar ao novo ambiente social;
- Realizar o acompanhamento pedagógico do aluno, desde o momento do seu ingresso, até a integralização do seu currículo;
- Oferecer suporte pedagógico às práticas acadêmicas, atividades de estudo, acompanhamento e desenvolvimento cognitivo dos alunos;
- Elaborar orientação de estudo individualizada para o aluno que apresenta dificuldade de aprendizagem;
- Organizar oficinas e palestras sobre temas relevantes para o desenvolvimento intelectual e emocional dos alunos;
- Palestras vocacionais;
- Promover reuniões com representantes discentes das turmas de graduação.
- Acompanhar o rendimento acadêmico das turmas e promover reuniões pedagógicas com as coordenações dos cursos e professores;
Atendimento Pedagógico/Psicopedagógico
Coordenação: Prof. Mirene Marques
-
Quarta-feira: 17:00 às 19:00
Quinta-feira: 20:40 às 22:40 - FACULDADE DE SÃO VICENTE, RUA SOROCABANA, 59
- (13) 3569-8200
- nap@unibr.edu.br