O conhecimento das áreas básicas, clínica e profissionalizante o capacitam a identificar, avaliar e solucionar problemas de forma competente e global, respeitando o ser humano nos aspectos físico, social e emocional com vistas a promover e melhorar a qualidade de vida e saúde da população.
Perfil do profissional de Fisioterapia:
Um dos principais requisitos para quem se forma no curso de Fisioterapia é gostar de lidar com pessoas, pois o contato humano é um dos fundamentos desta profissão. Seu público pode ser de crianças, adultos e idosos, com as mais diferentes necessidades.
O profissional deve ter conhecimento técnico e desenvolver a sensibilidade para identificar os distúrbios do movimento de seu paciente, indicar o tratamento adequado e acompanhar seu progresso.
Além das ações de prevenção e proteção dos pacientes, o fisioterapeuta estará, muitas vezes, envolvido em ações de reabilitação. Estas requerem do profissional paciência e perseverança, pois nem sempre os resultados são rápidos. Por isso, é preciso saber lidar com a ansiedade e as expectativas dos pacientes.