As NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E OS MULTILETRAMENTOS EM UMA SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS
O USO DO APLICATIVO WHATSAPP NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA
Palavras-chave:
NTICs, Educação de jovens e adultos, WhatsApp, Leitura, escritaResumo
O presente estudo tem como tema as novas tecnologias da informação e comunicação e os multiletramentos em uma sala de aula na educação jovens e adultos: o uso do aplicativo WhatsApp na aquisição da leitura e da escrita. Um dos principais objetivos é pesquisar como se pode alfabetizar e letrar através dos multiletramentos e das NTIC´S usando o WhatsApp como ferramenta auxiliar, relacionando assim o processo de aprendizagem e alfabetização com as novas
tecnologias da informação e comunicação que estão presentes no cotidiano dos discentes. Para responder a indagação: Considerando a alfabetização na educação de jovens e adultos, torna-se viável utilizar o WhatsApp como uma ferramenta auxiliar para a prática que o relaciona com os multiletramentos na aprendizagem da leitura e escrita? Utiliza-se o método de pesquisa bibliográfico através de textos presentes nos sites, os artigos científicos, livros e documentos, entre outros.
Com a intenção de abranger a análise sobre a obscuridade dos problemas encontrados em nossa pesquisa bibliográfica, utilizamos a pesquisa qualitativa, que permite relacionar as informações coletadas com a realidade e os fenômenos sociais do ser humano. Para alcançar os objetivos estudados, realizamos, pesquisas de campo, na escola Raquel de Castro Ferreira, onde foram realizadas conversas com professores e os alunos, para compreender as adversidades encardas por eles, e que possibilitou a discursão sobre a vivência com o uso das tecnologias. Concluímos que ao utilizar o aplicativo dentro da sala de aula em uma perspectiva significativa, promoverá aos alunos uma emancipação em relação as novas tecnologias e trará uma autoconfiança e uma independência, visto que, os alunos terão uma nova visão desses meios tecnológicos, e irão cada vez mais se inteirar e buscar novos aprendizados.
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 35a edição, Paz e Terra, São Paulo, 2003A Construção do Real na Criança, 3º edição, zahar, Rio de janeiro, 1979
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo, Editora Parábola, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Matter

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Matter e seguem o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.