UM ESTUDO SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE

Autores

  • MARINA CÉLIA REQUEJO DE SÁ UNIBR - Faculdade de São Vicente

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, aprendizado, avaliação

Resumo

Este artigo trata dos fundamentos da interdisciplinaridade e seu desenvolvimento global. Parte-se do pressuposto que esse processo pode influenciar de forma determinante não só o aprendizado escolar, mas também as fronteiras da ciência convencional; assim sendo, foram acompanhadas suas modificações institucionais que, não se limitando às fronteiras espaciais e temporais das disciplinas, desenvolvem novos saberes. Tem-se por objetivo estudar a atual prática de avaliação escolar, verificando as deficiências que a impede de ser mais coerente e honesta. Os preceitos teóricos fundamentam-se em Foucault (1961, 1963 e 1966), Fazenda (2011) e Luckesi (1995).

Referências

DUARTE, Lourdes. Didática e Democratização do Ensino. Resumo e reflexão do CAPÍTULO 02 – p: 33-39. A didática como atividade pedagógica escolar. professoralourdesduarte.blogspot.com./…/didatica-e-democratizacao-do-ensino. Acesso em 11/03/2014.

FAZENDA, Ivani Catarina A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro – Efetividade ou Ideologia. 6. Ed. São Paulo: Loyola, 2011.

HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: Os Projetos de Trabalho. Porto Alegre. Artmed, 1998.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção Magistério. Série formação do professor).

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação do Aluno: a favor ou contra a democratização do ensino? In: Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 1995; p. 66-80.

MACHADO, Roberto. Por uma genealogia do poder. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979, p. X. 5 FOUCAULT

disciplinas.stoa.usp.br/mod/resource/view.php?id=41087‎. Acesso em1/02/2014.

MOREIRA, Mariana A. José. Interdisciplinaridade e ensino: dialogando sobre as questões da aprendizagem. Rev. Interdisciplinar, Volume 1, número 0, p.01-83, Out, 2010.

Publicação Oficial do GEPI- Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade –

Educação/ Currículo – Linha de Pesquisa: Interdisciplinaridade: PUC/SP.

R. Interdisciplinaridade, São Paulo, Volume 1, número 0, p.01-83. Out, 2010.

Distribuição eletrônica: pelo site: http://www4.pucsp.br/gepi/

Downloads

Publicado

2024-01-09

Como Citar

SÁ, M. C. R. D. . UM ESTUDO SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE. Revista Matter, [S. l.], v. 3, n. 02, p. 48–56, 2024. Disponível em: https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/61. Acesso em: 10 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos