A UTILIZAÇÃO DO QUADRO DE RECOMPENSAS COMO ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA EM CRIANÇAS
Palavras-chave:
quadro de recompensas, modificação comportamental, reforçadores positivosResumo
O presente trabalho objetivou relatar a experiência de aplicação de um quadro de recompensas em alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I. Os alunos apresentavam comportamentos indesejados em sala de aula, os quais prejudicavam o processo de ensino aprendizagem. A aplicação do quadro de recompensas permitiu uma mudança no repertório comportamental em 85% dos alunos que apresentavam comportamentos indesejados. Essas modificações permitiram uma melhor socialização dos alunos, favorecendo a cooperação entre os alunos. A literatura da área atrelada à aplicação do quadro de recompensas possibilitou uma melhor compreensão do processo de modificação comportamental de atitudes indesejadas em sala de aula, sendo os reforços positivos fundamentais serem utilizados de maneira imediata.
Referências
HÜBNER, Maria Martha Costa & MARINOTTI, Mirian. Análise do Comportamento para a Educação: Contribuições Recentes. Santo André:ESETEC, 2004
MARMO, Vidigal Adalysa. Publicações sobre Educação no “Journal of Applied Behavior Analysis”: Uma Revisão. Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2002
SKINNER, B.F. Ciência e Comportamento Humano. Brasília: Universidade de Brasília, 1970
SKINNER, B.F. Questões Recentes na Análise Comportamental. Campinas: Papirus,1995
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Matter

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Matter e seguem o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.