A UTILIZAÇÃO DO QUADRO DE RECOMPENSAS COMO ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA EM CRIANÇAS

Autores

  • CAROLINA COSTA UNIBR - Faculdade de São Vicente

Palavras-chave:

quadro de recompensas, modificação comportamental, reforçadores positivos

Resumo

O presente trabalho objetivou relatar a experiência de aplicação de um quadro de recompensas em alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I. Os alunos apresentavam comportamentos indesejados em sala de aula, os quais prejudicavam o processo de ensino aprendizagem. A aplicação do quadro de recompensas permitiu uma mudança no repertório comportamental em 85% dos alunos que apresentavam comportamentos indesejados. Essas modificações permitiram uma melhor socialização dos alunos, favorecendo a cooperação entre os alunos. A literatura da área atrelada à aplicação do quadro de recompensas possibilitou uma melhor compreensão do processo de modificação comportamental de atitudes indesejadas em sala de aula, sendo os reforços positivos fundamentais serem utilizados de maneira imediata.

Referências

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MARMO, Vidigal Adalysa. Publicações sobre Educação no “Journal of Applied Behavior Analysis”: Uma Revisão. Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2002

SKINNER, B.F. Ciência e Comportamento Humano. Brasília: Universidade de Brasília, 1970

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Publicado

2024-01-09

Como Citar

COSTA, C. . A UTILIZAÇÃO DO QUADRO DE RECOMPENSAS COMO ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA EM CRIANÇAS. Revista Matter, [S. l.], v. 3, n. 02, p. 37–47, 2024. Disponível em: https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/60. Acesso em: 10 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos