A IDENTIDADE DO PROFESSOR
DIMENSÃO PESSOAL
Palavras-chave:
autoconhecimento, alteridade, identidadeResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a dimensão pessoal que compõe a identidade do professor. Assim sendo, tomamos como conceitos essenciais para o estudo da identidade do professor: o autoconhecimento, com o intuito de compreendermos melhor como o professor (re)constrói sua identidade. Escolhemos como teórico para esta dimensão Morin (2001, 2003, 2006, 2008). Os dados foram obtidos a partir de uma pesquisa qualitativa, assim podemos compreender o professor em seu ambiente natural, a sala de aula, observando melhor seu comportamento, suas interações e as situações enfrentadas.
Referências
BORGES, Sheila S. C. B. A identidade do professor do Ensino Médio: Autoconhecimento e Conscientização. Dissertação de Mestrado. Santos, Universidade Católica de Santos, 2008.
DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Porto: Porto Editora, 1995.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do Futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001.
MORIN, Edgar. Ética, cultura e Educação. In: PENA-VEJA, A; ALMEIDA, C. R. S.; PETRAGLIA, T. (Orgs.) 2ed. São Paulo: Cortez, 2003.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
MORIN, Edgar. O método 3: O conhecimento do conhecimento. Porto Alegre; Sulina, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Matter

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Matter e seguem o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.