ENSINO SUPERIOR VERSUS TREINAMENTOS CORPORATIVOS CARACTERÍSTICAS, EXPECTATIVAS E NECESSIDADES DOS DOCENTES E DISCENTES

Autores

  • ROBERTA PALLOTA TRIGO UNIBR - Faculdade de São Vicente

Palavras-chave:

Andragogia, Docência, Treinamento, Motivação, Aprendizagem

Resumo

O presente material visa analisar os comportamentos tanto de professores e treinadores em seus ambientes de trabalho, como de alunos e participantes de treinamentos em suas atividades de aprendizagem. O escopo deste trabalho abrange os aspectos motivacionais de discentes e docentes e qual a metodologia aplicada para aprimorar o processo estudantil. Discute-se também as metodologias andragógicas, amplamente utilizadas em programa de treinamento e que, quando aplicadas em sala de aula, contribuem para o enriquecimento do conteúdo. Um destaque importante deste conteúdo é quando se comenta sobre a necessidade de os professores conhecerem previamente as características individuais dos alunos, desenvolvendo suas aulas com o objetivo de atingir as expectativas individuais e coletivas. Entendemos como discente todo aluno ou participante de treinamento e como docentes, professores e multiplicadores/instrutores de treinamentos.

Referências

BELLAN, Zezina. Andragogia em ação: como ensinar adultos sem se tornar maçante. Santa Bárbara D’Oste, SP:Z3 Editora, 2005.

COZZO, Inês. Fundamentos da formação de multiplicadores In: Boog, Gustavo G.; BOOG, Magdalena (Coord.). Manual de treinamento e desenvolvimento: gestão e estratégias. São Paulo, Pearson, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GIL, Antônio Carlos. Metodologia no ensino superior. São Paulo: Atlas, 2006.

GIL, Antônio Carlos. Didática no ensino superior. São Paulo: Atlas, 2011.

KERTÉZ, Roberto. Análise transacional ao vivo. 4. ed. São Paulo: Summus, 1987.

PERISSÉ, Gabriel. Palavras e Origens – Considerações Etimológicas. São Paulo: Saraiva, 2010.

POLITY, Elizabeth. Dificuldade de ensinagem. São Paulo: Vetor Editora, 2002.

TRIGO, Roberta. Manual de formação de multiplicadores de treinamentos. Santos, SP: Sêneca Editora, 2013.

Downloads

Publicado

2013-10-01

Como Citar

TRIGO, R. P. . ENSINO SUPERIOR VERSUS TREINAMENTOS CORPORATIVOS CARACTERÍSTICAS, EXPECTATIVAS E NECESSIDADES DOS DOCENTES E DISCENTES. Revista Matter, [S. l.], v. 2, n. 01, p. 4–19, 2013. Disponível em: https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/44. Acesso em: 10 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos