O USO DE COMPUTADORES NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • CLÁUDIA CRISTINA SOARES DE CARVALHO UNIBR - Faculdade de São Vicente

Palavras-chave:

computadores, objetos de aprendizagem, micromundos e ensino de matemática

Resumo

O objetivo deste texto é propor uma reflexão a respeito do uso de computadores no ensino de matemática. Discutem-se principalmente as características e potencialidades educacionais de dois tipos de recursos computacionais: o Objeto de Aprendizagem e o Micromundo. Um objeto de aprendizagem é um recurso digital cujo objetivo é dar suporte à aprendizagem de um conceito. Micromundo é um caso particular de Objeto de Aprendizagem. Pode-se dizer o Micromundo é o objeto de Aprendizagem que permite ao usuário a construção de suas próprias ferramentas, comandos e representações. Por meio da apresentação de dois exemplos de Micromundos – o Mathsticks e a MusiCALcolorida – e um exemplo de Objeto de Aprendizagem – o Consecutivo – considera-se a questão da importância das ferramentas computacionais para o desenvolvimento de novas infraestruturas de representação para conceitos matemáticos. Conclui-se que é possível usar os computadores para proporcionar experiências matemáticas que vão além de refazer eletronicamente as atividades realizadas comumente na escola. É possível desenvolver novas representações para alguns conceitos, como é o caso da representação da regularidade de uma sequência usando a linguagem Logo e a representação musical e colorida dos números decimais.

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Publicado

2024-01-08

Como Citar

CARVALHO, C. C. S. D. O USO DE COMPUTADORES NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Revista Matter, [S. l.], v. 1, n. 02, p. 68–83, 2024. Disponível em: https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/42. Acesso em: 10 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos