EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

APONTAMENTOS E PERSPECTIVAS NA PEDAGOGIA DE PROJETOS

Autores

  • EVANDRO CAPITANIO

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Ensino Médio, Pedagogia de projetos, Prática pedagógica

Resumo

Na prática pedagógica, como professor de Educação Física no Ensino Médio, na cidade de São Leopoldo/ RS, constata-se que os alunos, de um modo geral, parecem não ter interesse ou significado na disciplina e nos conteúdos tradicionalmente trabalhados. Ao compreender a Pedagogia de Projetos como uma alternativa metodológica, no qual poderia corroborar na superação do processo de ensinar e aprender fragmentado, disciplinar e descontextualizado, elaborou-se um projeto de ensino visando estudar as sociedades alemãs e suas atividades culturais, procurando assim, desenvolver os conteúdos da Educação Física de outra maneira. Traçou-se então, como objetivo desta pesquisa, relatar e refletir como tal disciplina pode ser trabalhada a partir dessa proposta pedagógica. Inspirando-se na abordagem metodológica da pesquisa-ação (TRIPP, 2005) descreve-se o processo e as reflexões advindas da aplicação do projeto em uma turma de alunas do Ensino Médio do Colégio PVSINOS, de São Leopoldo. Ao finalizar essa pesquisa é possível dizer que, no âmbito realizado, o projeto contou com a participação ativa dos alunos nas discussões e propostas no transcorrer do mesmo, gerando motivação para o conhecimento do novo; assim sendo, pode-se concluir que a Pedagogia de Projetos na Educação Física pode ser uma alternativa metodológica para lidar com as problemáticas e superações destas no cotidiano escolar.

 

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Publicado

2023-11-02

Como Citar

CAPITANIO, E. . EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: APONTAMENTOS E PERSPECTIVAS NA PEDAGOGIA DE PROJETOS. Revista Matter, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 14–26, 2023. Disponível em: https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/31. Acesso em: 10 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos