COMO A BOA RELAÇÃO AFETIVA PODE CONTRIBUIR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Autores

  • GILMARLI MARIA CORREIA FLOR
  • TAIS CUNHA dos Santos
  • VANESSA DOS SANTOS ILARIO DA SILVA

Palavras-chave:

Afetividade, Relação professor-aluno, o bom relacionamento, aprendizagem

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância que a boa relação professor aluno trás para a aprendizagem, e para isso as pesquisas são centradas no tema AFETIVIDADE, o maior objetivo é mostrar que um professor afetivo colhe melhores resultados de seus alunos. Estudos sobre a necessidade da afetividade a partir de pesquisas bibliográficas, literatura de autores importantes como: Jean Piaget, Lev S. Vygosky e Henri Wallon. Buscando sempre trabalhar a educação afetiva e os benefícios que trazem na questão do processo ensino-aprendizagem.

 

Referências

BOM SUCESSO, E.de P. Afeto e limite. Rio de Janeiro: Dunya, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à Prática Educativa. São Paulo. Ed. Paz e Terra, 1996.

KOCHHANN, Andréa; ROCHA, Vanessa Amélia da Silva. A AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DE PIAGET, VYGOTSKY E WALLON. In: IV Semana de Integração: XIII Semana De Letras, XV Semana de Pedagogia e I Simpósio de Pesquisa E Extensão (SIMPEX) – “Educação e Linguagem: (Re)Significando O Conhecimento”, 2015, Goiás. Anais [...] . Goiás: Universidade Estadual de Goiás, 2015. p. 524-533. Disponível em: https://anais.ueg.br/index.php/semintegracao/article/view/5567. Acesso em: 30 de setembro de 2022.

MICHAELLIS, Dicionário. Afeto. In: MICHAELIS, Dicionário. Afetividade. São Paulo: Melhoramentos, 2022. p. sp. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues. Acesso em: 01 nov. 2022.

MICHAELLIS, Dicionário. Afeto. In: MICHAELIS, Dicionário. Afeto. São Paulo: Melhoramentos, 2022. p. sp. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues. Acesso em: 01 nov. 2022.

MICHAELLIS, Dicionário. Afeto. In: MICHAELIS, Dicionário. Aprendizagem. São Paulo: Melhoramentos, 2022. p. sp. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues. Acesso em: 01 nov. 2022.

PIAGET. Seis Estudos de Psicologia. 24. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

SANCHES, Emília. Palestra, A Ação do Professor. P.M.C. Cubatão, outubro 14, 2022.

SANCHES, Emília. Saberes e Afetos de ser Professor.São.1ed. Ed. Cortez. 2019.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia Pedagógica. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

WALLON, Henri. Afetividade como Condição para a Aprendizagem: Henri Wallon e o Desenvolvimento Cognitivo da Criança a partir da Emoção.2006. Disponível em: https://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/625/.Acesso em: 25 de setembro de 2022.

WALLON, Henri. As origens do pensamento na criança. São Paulo: Manole, 1986. As origens do caráter na criança. São Paulo: Difel, 1972. 26

WALTON, S. Uma História das Emoções. Rio de Janeiro: Record, s/d.

Downloads

Publicado

2023-11-02

Como Citar

FLOR, G. M. C. .; DOS SANTOS, T. C. .; SILVA, V. D. S. I. D. . COMO A BOA RELAÇÃO AFETIVA PODE CONTRIBUIR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM . Revista Matter, [S. l.], v. 7, n. 01, p. 33–41, 2023. Disponível em: https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/24. Acesso em: 10 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos