COMO A BOA RELAÇÃO AFETIVA PODE CONTRIBUIR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Afetividade, Relação professor-aluno, o bom relacionamento, aprendizagemResumo
O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância que a boa relação professor aluno trás para a aprendizagem, e para isso as pesquisas são centradas no tema AFETIVIDADE, o maior objetivo é mostrar que um professor afetivo colhe melhores resultados de seus alunos. Estudos sobre a necessidade da afetividade a partir de pesquisas bibliográficas, literatura de autores importantes como: Jean Piaget, Lev S. Vygosky e Henri Wallon. Buscando sempre trabalhar a educação afetiva e os benefícios que trazem na questão do processo ensino-aprendizagem.
Referências
BOM SUCESSO, E.de P. Afeto e limite. Rio de Janeiro: Dunya, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à Prática Educativa. São Paulo. Ed. Paz e Terra, 1996.
KOCHHANN, Andréa; ROCHA, Vanessa Amélia da Silva. A AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DE PIAGET, VYGOTSKY E WALLON. In: IV Semana de Integração: XIII Semana De Letras, XV Semana de Pedagogia e I Simpósio de Pesquisa E Extensão (SIMPEX) – “Educação e Linguagem: (Re)Significando O Conhecimento”, 2015, Goiás. Anais [...] . Goiás: Universidade Estadual de Goiás, 2015. p. 524-533. Disponível em: https://anais.ueg.br/index.php/semintegracao/article/view/5567. Acesso em: 30 de setembro de 2022.
MICHAELLIS, Dicionário. Afeto. In: MICHAELIS, Dicionário. Afetividade. São Paulo: Melhoramentos, 2022. p. sp. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues. Acesso em: 01 nov. 2022.
MICHAELLIS, Dicionário. Afeto. In: MICHAELIS, Dicionário. Afeto. São Paulo: Melhoramentos, 2022. p. sp. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues. Acesso em: 01 nov. 2022.
MICHAELLIS, Dicionário. Afeto. In: MICHAELIS, Dicionário. Aprendizagem. São Paulo: Melhoramentos, 2022. p. sp. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues. Acesso em: 01 nov. 2022.
PIAGET. Seis Estudos de Psicologia. 24. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
SANCHES, Emília. Palestra, A Ação do Professor. P.M.C. Cubatão, outubro 14, 2022.
SANCHES, Emília. Saberes e Afetos de ser Professor.São.1ed. Ed. Cortez. 2019.
VYGOTSKY, L. S. Psicologia Pedagógica. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
WALLON, Henri. Afetividade como Condição para a Aprendizagem: Henri Wallon e o Desenvolvimento Cognitivo da Criança a partir da Emoção.2006. Disponível em: https://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/625/.Acesso em: 25 de setembro de 2022.
WALLON, Henri. As origens do pensamento na criança. São Paulo: Manole, 1986. As origens do caráter na criança. São Paulo: Difel, 1972. 26
WALTON, S. Uma História das Emoções. Rio de Janeiro: Record, s/d.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Matter

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista Matter e seguem o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.