A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO RECURSO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Palavras-chave:
Racismo Estrutural, Educação Antirracista, Lenda UbuntuResumo
Este artigo trata da construção de uma educação antirracista e de relações étnico raciais saudáveis no meio educacional, a partir da Contação de Histórias, com o objetivo de difundir a cultura africana e o respeito às diferenças. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica. O referencial teórico foi levantado a partir das plataformas “Google Acadêmico”, “SciElo”. O material encontrado versa sobre o racismo, observando apontamentos denunciadores de sua capacidade de penetração em diversas instituições e situações da vida societárias, devido a seu caráter estrutural. Tal capacidade de penetração inclui, portanto, o ambiente escolar que, em função das disputas simbólicas nele travadas, tornam-se um problema, ao reproduzir o racismo nas relações étnico-raciais escolares, produzindo um ambiente discriminatório o qual afeta a população negra, prejudicando sua saúde e autoimagem, seu rendimento e sua permanência no ambiente educacional. Desta forma, buscou-se também coletar referencial teórico que trouxesse a documentação de experiências e a adoção de práticas pedagógicas que buscassem abarcar o multiculturalismo, e tivessem sucesso em combater a penetração do racismo estrutural no meio escolar. Assim, a partir da análise do material coletado, e com vistas a encontrar possíveis caminhos para o alcance do supracitado modelo de educação, obteve-se como resultado a proposição, mesmo que de maneira ensaística, da aplicação de uma dinâmica referente a “Lenda Ubuntu” que traz lições características de uma filosofia com raízes legitimamente provenientes do imaginário africano, e que pregam o respeito à diversidade e o sentimento de grupo.
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