As NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E OS MULTILETRAMENTOS EM UMA SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS

O USO DO APLICATIVO WHATSAPP NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA

Autores

  • AMANDA MARIA DOS SANTOS UNIBR - Faculdade de São Vicente
  • DÉBORA DE ALMEIDA LACERDA CARAUBA UNIBR - Faculdade de São Vicente
  • REGIANA RÉGIA SILVEIRA OLIVEIRA UNIBR - Faculdade de São Vicente
  • RUTH MARIA SILVA DA CRUZ UNIBR - Faculdade de São Vicente
  • TATIANE FERREIRA BARBOSA UNIBR - Faculdade de São Vicente
  • THIFANI SANTANA SANTIAGO DA SILVA UNIBR - Faculdade de São Vicente
  • YASMIN BRAGA FERNANDES UNIBR - Faculdade de São Vicente
  • HÉLIO RODRIGUES JÚNIOR UNIBR - Faculdade de São Vicente

Palavras-chave:

NTICs, Educação de jovens e adultos, WhatsApp, Leitura, escrita

Resumo

O presente estudo tem como tema as novas tecnologias da informação e comunicação e os multiletramentos em uma sala de aula na educação jovens e adultos: o uso do aplicativo WhatsApp na aquisição da leitura e da escrita. Um dos principais objetivos é pesquisar como se pode alfabetizar e letrar através dos multiletramentos e das NTIC´S usando o WhatsApp como ferramenta auxiliar, relacionando assim o processo de aprendizagem e alfabetização com as novas 

tecnologias da informação e comunicação que estão presentes no cotidiano dos discentes. Para responder a indagação: Considerando a alfabetização na educação de jovens e adultos, torna-se viável utilizar o WhatsApp como uma ferramenta auxiliar para a prática que o relaciona com os multiletramentos na aprendizagem da leitura e escrita? Utiliza-se o método de pesquisa bibliográfico através de textos presentes nos sites, os artigos científicos, livros e documentos, entre outros.

Com a intenção de abranger a análise sobre a obscuridade dos problemas encontrados em nossa pesquisa bibliográfica, utilizamos a pesquisa qualitativa, que permite relacionar as informações coletadas com a realidade e os fenômenos sociais do ser humano. Para alcançar os objetivos estudados, realizamos, pesquisas de campo, na escola Raquel de Castro Ferreira, onde foram realizadas conversas com professores e os alunos, para compreender as adversidades encardas por eles, e que possibilitou a discursão sobre a vivência com o uso das tecnologias. Concluímos que ao utilizar o aplicativo dentro da sala de aula em uma perspectiva significativa, promoverá aos alunos uma emancipação em relação as novas tecnologias e trará uma autoconfiança e uma independência, visto que, os alunos terão uma nova visão desses meios tecnológicos, e irão cada vez mais se inteirar e buscar novos aprendizados. 

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 35a edição, Paz e Terra, São Paulo, 2003A Construção do Real na Criança, 3º edição, zahar, Rio de janeiro, 1979

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo, Editora Parábola, 2019.

Downloads

Publicado

2024-01-11

Como Citar

SANTOS, A. M. D. .; CARAUBA, D. D. A. L. .; OLIVEIRA, R. R. S. .; CRUZ, R. M. S. D. .; BARBOSA, T. F. .; SILVA, T. S. S. D. .; FERNANDES, Y. B. .; RODRIGUES JÚNIOR, H. . As NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E OS MULTILETRAMENTOS EM UMA SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS: O USO DO APLICATIVO WHATSAPP NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA . Revista Matter, [S. l.], v. 7, n. 02, p. 24–38, 2024. Disponível em: https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/63. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos