A IDENTIDADE DO PROFESSOR

DIMENSÃO PESSOAL

Autores

  • SHEILA S. C. B. BORGES UNIBR - Faculdade de São Vicente

Palavras-chave:

autoconhecimento, alteridade, identidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a dimensão pessoal que compõe a identidade do professor. Assim sendo, tomamos como conceitos essenciais para o estudo da identidade do professor: o autoconhecimento, com o intuito de compreendermos melhor como o professor (re)constrói sua identidade. Escolhemos como teórico para esta dimensão Morin (2001, 2003, 2006, 2008). Os dados foram obtidos a partir de uma pesquisa qualitativa, assim podemos compreender o professor em seu ambiente natural, a sala de aula, observando melhor seu comportamento, suas interações e as situações enfrentadas.

Referências

BORGES, Sheila S. C. B. A identidade do professor do Ensino Médio: Autoconhecimento e Conscientização. Dissertação de Mestrado. Santos, Universidade Católica de Santos, 2008.

DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Porto: Porto Editora, 1995.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do Futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001.

MORIN, Edgar. Ética, cultura e Educação. In: PENA-VEJA, A; ALMEIDA, C. R. S.; PETRAGLIA, T. (Orgs.) 2ed. São Paulo: Cortez, 2003.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

MORIN, Edgar. O método 3: O conhecimento do conhecimento. Porto Alegre; Sulina, 2008.

Downloads

Publicado

2024-01-09

Como Citar

BORGES, S. S. C. B. . A IDENTIDADE DO PROFESSOR: DIMENSÃO PESSOAL. Revista Matter, [S. l.], v. 3, n. 02, p. 04–15, 2024. Disponível em: https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/56. Acesso em: 9 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos