DE ENSINO RELIGIOSO, PÓS-MODERNIDADE E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
O BEM E O MAL NAS ASAS DO SERTÃO
Palavras-chave:
Religião, Homem, Pós-Modernidade, Grande Sertão:Veredas, MalResumo
A Pós-Modernidade trouxe como paradigma a era da informática, tal atributo não extingue as religiões, nem poderia, uma vez que a religiosidade é um atributo antropológico por excelência, convalidado pelos parâmetros éticos e lógicos, mediando a cultura. O Ensino Religioso ressurge nessa nova etapa da Educação obedecendo a normas que pretendem esclarecer as famílias e contribuir com sua instituição; surgiram em um misto de dificuldade, experimentação e motivação. Nessa época, desenvolvíamos pesquisa em Ciências da Religião, com fulcro no campo simbólico. Por meio da cultura regional sertaneja, eivada de misticismo e de profunda observação metafísica, em Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, ganhou conceito de universal por ter esses fundamentos. A classificação desta obra literária como pós-moderna apoia-se em Edgard Morin, o questionamento pelo livre arbítrio encontra fundamentação em Henrique Claudio de Lima Vaz e Terezinha Azeredo Rios, enquanto a análise hermenêutica sustenta-se em Paul Ricoeur, escorado em alguns aspectos de Gaston Bachelard, conforme bibliografia. O resultado da pesquisa é a comprovação tácita de que o homem é autônomo, dada sua capacidade de compreender, por isso imprevisível e mutável. Nessa autonomia, o bem e o mal se permitem, com inteira responsabilidade humana.
Referências
BACHELARD, Gaston. La Poétique de l’espace. Cidade: PUF, 1961
BRAGA.H.M. As expressões do mal nas Veredas do Grande Sertão: metáforas-epíforas e símbolos e seus horizontes de transcendência. Tese. (Doutorado em Ciências da Religião). São Paulo: PUC, 2010.
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ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1967.
VAZ.Henrique de Lima. Escritos de filosofia I. São Paulo: Loyola, 1986.
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