HOSPITAL PEDAGOGY

TEACHING PRACTICE IN CHILDHOOD CANCER HOSPITALS

Authors

  • HÉLIO RODRIGUES JÚNIOR UNIBR - Faculdade de São Vicente
  • GABRIELA RAMOS SPINDOLA UNIBR - Faculdade de São Vicente
  • BRUNA TAUTENHAIN MONTEZANO UNIBR - Faculdade de São Vicente

Keywords:

Hospital Pedagogy, GRAACC, Teaching-Learning

Abstract

A pesquisa apresentada destaca os valores, desafios e interesses da abordagem do pedagogo em ambientes hospitalares, em específico o trabalho pedagógico no hospital de câncer infantil GRAACC, hospital pioneiro em tal tipo de tratamento, além de ser considerado modelo sobre a prática educativa através da escola móvel. Com base em nossos estudos demonstramos a importância da pedagogia hospitalar para o processo de ensino-aprendizagem com crianças e adolescentes hospitalizados e abordamos sobre a relevância do pedagogo na educação para cada criança em sua situação específica. Elaboramos algumas questões que compõem perguntas relacionadas ao tema abordado, onde houve um questionário feito com a participação de pais e responsáveis de ex-alunos/pacientes do hospital, ocorrendo essa etapa em maio de 2021. Mostramos que dentre inúmeros fatores, o pedagogo cada vez mais se torna necessário nas classes hospitalares, não somente para que haja uma continuidade nos estudos dos alunos internados, mas também para que o aluno tenha estímulos e se desligue um pouco da realidade dolorosa.

 

Palavras-chave: Pedagogia hospitalar; GRAACC; Ensino-aprendizagem. 

 

ABSTRACT 

 

The research presented highlights the values, challenges and interests of the pedagogue's approach in hospital environments, specifically the pedagogical work in the children's cancer hospital “GRAACC”, a pioneer institution in such type of treatment, besides being considered a model on the educational practice through the mobile school. Based on our studies, we demonstrate the importance of hospital pedagogy for the teaching-learning process with hospitalized children and adolescents, focus on the relevance of the pedagogue in education for each child in their specific situation. We elaborated some questions related to the theme - a questionnaire made with the participation of parents and guardians of former students/patients of the hospital, taking this stage in May 2021. The data point out that the pedagogue is becoming more and more necessary in hospital classes, not only for the continuity of the hospitalized students' studies, but also that they can have incentive and disconnect a little from the painful reality.

References

ALMEIDA, G.; MACHADO, L.; STELZER, M. DE um sonho nasce o GRAACC. Revista Esquinas, 2019. Disponível em: https://revistaesquinas.casperlibero.edu.br/saude/de-um-sonho-nasce-o graacc/. Acesso em: 22 mar. 2021.

ALUNOS estudam e fazem quimioterapia em escola móvel. FOLHA DE SÃO PAULO. 07 jul. 2013. Disponível em: https://www.andi.org.br/clipping/sp-alunos-estudam-e fazem-quimioterapia-em-escola-movel. Acesso em: 21 abr. 2021.

ARAÚJO, K; RODRIGUES, J. Pedagogia hospitalar no Brasil: breve histórico so século XX aos diais atuais. Políticas Educativas, Paraná, v. 14, n. 1, p. 140-148, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/Poled/article/viewFile/109584/59364#:~:text=A%20pedagogia%20hospitalar%20n%C3%A3o%20%C3%A9,Janeiro%20(RODRIGUES%2C%20 2012) Acesso em: 04 out. 2021

ATENDIMENTO escolar em hospital permite aluno prosseguir com aprendizagem. INSTITUTO CLARO. 16 nov. 2015. Disponível em: https://www.institutoclaro.org.br/educacao/nossasnovidades/reportagens/atendimento-escolar-em-hospital-permite-aluno-prosseguir com-aprendizagem/. Acesso em 21 abr. 2021.

BISCARO, D. Pedagogia Hospitalar e suas Bases Legais. iParadigma. Disponível em: https://iparadigma.org.br/wp-content/uploads/Ed-incluisva-13.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2021.

BRASIL, Constituição (1989), Capítulo III – DA CULTURA, DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO, Art. 205. Disponível em: https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_26.06.2019/art_205_.a sp. Acesso em: 26 de abr. 2021.

BRINQUEDOTECA terapêutica senninha - instituto de oncologia pediátrica - GRAACC – UNIFESP. A Brinquedoteca, 2005. Disponível em: http://www.abrinquedoteca.com.br/brinquedotecas3.asp?id=1. Acesso em: 25 abr. 2021.

DIAS, M; RODRIGUES, K. Pedagogia hospitalar: o pedagogo e suas práticas educativas em espaços não escolares. In: EDUCERE - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, XIII, 2017, Curitiba. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23541_13120.pdf. Acesso em: 21 abr. 2021.

ESCOLA Móvel - Setor de Atendimento Escolar Hospitalar do GRAACC. Professor Hospitalar, 2019. Disponível em: https://professorhospitalar.wordpress.com/. Acesso em: 21 abr. 2021.

ESCOLA Móvel permite que jovens em tratamento contra o câncer estudem. REDE GLOBO. 08 nov. 2014. Disponível em: http://redeglobo.globo.com/como sera/noticia/2014/11/escola-movel-permite-que-jovens-em-tratamento-contra-o cancer-estudem.html. Acesso em: 21 abr. 2021.

FONSECA, E. A situação brasileira do atendimento pedagógico-educacional hospitalar. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 117-129, jan./jun. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/JyyRPGpGDGtWVKHTd7RBqsb/?lang=pt#:~:text=Considerando%20este%20fato%2C%20o%20presente,funcionamento%20em%2013%20u nidades%20federadas. Acesso em: 19 mai. 2021.

HOSPITAL do GRAACC completa 27 em novembro. Sindhosfil, 2018. Disponível em: https://sindhosfil.com.br/hospital-do-graacc-completa-27-anos-em-novembro/. Acesso em: 21 abr. 2021.

INSCRIÇÕES abertas para a pós-graduação de educação em saúde no graacc. Portal Hospitais Brasil, 2019. Disponível em: https://portalhospitaisbrasil.com.br/inscricoes abertas-para-a-pos-graduacao-de-educacao-em-saude-no-graacc/. Acesso em 21 abr. 2021.

JESUS, C.S; MATIAS, D.; OLIVEIRA, H. Pedagogia Hospitalar: metas e desafios para o pedagogo. Brasil Escola, 2021. Disponível em: https://m.meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/pedagogia-hospitalar-metas desafios-para-pedagogo.htm. Acesso em: 22 mar. 2021.

JOSÉ, L. GRAACC – Um breve texto sobre sua origem. Medium, 2019. Disponível em: https://medium.com/@leo_silva997/graacc-um-breve-texto-sobre-sua-origem f420132419da. Acesso em: 22 mar. 2021.

MUELLER, P.; ENDLICH, E.; MACIEL, V.; CAMAS, N.; Paradigmas educacionais e a prática pedagógica: uma proposta de reconfiguração da docência. In: EDUCERE - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, XII, 2015, Curitiba. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/20240_10362.pdf. Acesso em: 04 out. 2021

OLIVEIRA, E; SILVA, V; FANTACINI, R. Pedagogia hospitalar: a brinquedoteca em ambientes hospitalares. Research, Society and Development, Minas Gerais, v. 1, n. 1, p. 88-104, 2016. Disponível em: <https://www.redalyc.org/jatsRepo/5606/560658988006/html/index.html> Acesso em: 25 abr. 2021.

OTEIRO, L.; DUTRA, M.; SILVA, P.; FANTACINI, R. Pedagogia hospitalar: conhecendo as suas modalidades de atendimento. Research, Society and Development, vol. 5, núm. 1, pp. 18-32, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5606/560659000002/html/. Acesso em: 04 out. 2021

VASCONCELOS, S. Classe hospitalar no mundo: um desafio à infância em sofrimento. SBPCNet, 2008. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/57ra/programas/conf_simp/textos/sandramaia hospitalar.htm. Acesso em: 20 abr. 2021.

WIESE, M.; MATOS, E. Trabalhando sob novos olhares e novos desafios na pedagogia hospitalar, Int. J. Knowl. Eng. Manag, ISSN 2316-6517, Florianópolis, v. 2, n. 3, p. 66-82, jul./out. 2013. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/81463- Texto%20do%20Artigo-297656-1-10-20210520.pdf. Acesso em: 19 maio. 2021.

Published

2024-01-11

How to Cite

RODRIGUES JÚNIOR, H. .; SPINDOLA, G. R. .; MONTEZANO, B. T. . HOSPITAL PEDAGOGY: TEACHING PRACTICE IN CHILDHOOD CANCER HOSPITALS. Revista Matter, [S. l.], v. 7, n. 02, p. 67–88, 2024. Disponível em: https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/66. Acesso em: 20 may. 2024.