DIFICULDADES DE ALINHAMENTO DAS TURMAS DE 5º ANO DA REDE MUNICIPAL DE SÃO VICENTE COM OS OBJETIVOS E METAS DA PROVA DO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB)
Palavras-chave:
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), alinhamento curricular, avaliação, estratégias de ensinoResumo
Desde 1990 a prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é realizada pelo INEP para avaliar a educação básica no Brasil, buscando diagnosticar tanto o desempenho dos estudantes como também fatores que podem influenciar no seu rendimento. O presente estudo tem por objetivo analisar os dados do SAEB, tanto antigos como recentes e ter uma visão do educador sobre o alinhamento das suas turmas atuais com os conteúdos exigidos nessa prova, que por mais que tenha caráter censitário e diagnóstico, há cobranças e metas que o professor tem que cumprir. O método utilizado para a pesquisa é a análise da base de dados do IDEB e formulários que tem como público alvo as professoras de 5º ano da rede municipal de São Vicente, com base nos relatos e dados chegamos à conclusão que o sistema de avaliação das professoras, apesar das diversas cobranças, vai muito além do tradicional e que individualmente elas precisam considerar outros aspectos no dia a dia que vivem em sala de aula no momento em que avaliam o aluno mesmo que as avaliações vindas de fora mantenham o modelo conteudista. As estratégias e apoio que as professoras recebem durante o ano letivo é um dos principais enfoques desse artigo.
Referências
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INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Histórico do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/historico. Acesso em: 10 de Junho de 2023.
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