DIFICULDADES DE ALINHAMENTO DAS TURMAS DE 5º ANO DA REDE MUNICIPAL DE SÃO VICENTE COM OS OBJETIVOS E METAS DA PROVA DO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB)

Autores

  • HÉLIO RODRIGUES JÚNIOR UNIBR - Faculdade de São Vicente
  • LARISSA ALBERTINE BISPO UNIBR - Faculdade de São Vicente

Palavras-chave:

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), alinhamento curricular, avaliação, estratégias de ensino

Resumo

Desde 1990 a prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é realizada pelo INEP para avaliar a educação básica no Brasil, buscando diagnosticar tanto o desempenho dos estudantes como também fatores que podem influenciar no seu rendimento. O presente estudo tem por objetivo analisar os dados do SAEB, tanto antigos como recentes e ter uma visão do educador sobre o alinhamento das suas turmas atuais com os conteúdos exigidos nessa prova, que por mais que tenha caráter censitário e diagnóstico, há cobranças e metas que o professor tem que cumprir. O método utilizado para a pesquisa é a análise da base de dados do IDEB e formulários que tem como público alvo as professoras de 5º ano da rede municipal de São Vicente, com base nos relatos e dados chegamos à conclusão que o sistema de avaliação das professoras, apesar das diversas cobranças, vai muito além do tradicional e que individualmente elas precisam considerar outros aspectos no dia a dia que vivem em sala de aula no momento em que avaliam o aluno mesmo que as avaliações vindas de fora mantenham o modelo conteudista. As estratégias e apoio que as professoras recebem durante o ano letivo é um dos principais enfoques desse artigo.

Referências

FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. Cortez Editora, 2017.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Histórico do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb/historico. Acesso em: 10 de Junho de 2023.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2021: Apresentação.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 1990.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

Downloads

Publicado

2024-01-11

Como Citar

RODRIGUES JÚNIOR, H. .; BISPO, L. A. . DIFICULDADES DE ALINHAMENTO DAS TURMAS DE 5º ANO DA REDE MUNICIPAL DE SÃO VICENTE COM OS OBJETIVOS E METAS DA PROVA DO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB). Revista Matter, [S. l.], v. 7, n. 02, p. 130–142, 2024. Disponível em: https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/69. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos