POLÍTICAS PÚBLICAS E BNCC

A ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DESVELADA EM PRÁTICAS PARTICIPATIVAS

Autores

  • HÉLIO RODRIGUES JÚNIOR UNIBR - Faculdade de São Vicente
  • IOMARA RIOS DA SILVA UNIBR - Faculdade de São Vicente
  • RAIANY ADRIELLY MOURA DE SOUSA UNIBR - Faculdade de São Vicente
  • RAYRA NASCIMENTO MENEZES UNIBR - Faculdade de São Vicente

Palavras-chave:

Políticas educacionais, BNCC, Competências socioemocionais, Gestão democrática, Estratégias participativas

Resumo

A democracia é vista como um regime que favorece mudanças nos âmbitos político, social e econômico. Quando uma pessoa consegue tomar decisões, construir regras e assumir responsabilidades, gerando resultados, pode-se ver a autonomia como ponto chave para o desenvolvimento humano, possibilitando a experiência de um processo democrático. O presente trabalho aborda pontos do contexto escolar, relacionados a gestão democrática e a participação dos alunos em sua construção, discorrendo sobre uma análise de como as políticas públicas e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são organizadas em uma gestão democrática e desveladas em práticas participativas na escola formando alunos conscientes para o exercício da cidadania. Para isso, refletiu-se a forma que as instituições implementam a participação do aluno, tornando-o o agente principal do seu processo de aprendizagem, com a intenção de responder o seguinte questionamento: “De que forma as políticas curriculares da BNCC são empreendidas no cotidiano escolar, a fim de exercer uma gestão democrática e as habilidades socioemocionais dos alunos?”. Investigou-se então, as políticas curriculares de documentos normativos para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e gestão democrática; o modo que essa prática é fundamentada no cotidiano das instituições escolares; e os métodos para um desdobramento concreto de uma gestão democrática escolar. A metodologia abordada contou com a participação de gestores, professores e alunos, com a intenção de compreender as fases de planejamento, execução e impacto de ações participativas e democráticas implementadas pelas escolas. Em suma, foi visível a carência quanto ao entendimento do significado e comprometimento necessário para que a participação dos alunos aconteça, tornando a intencionalidade dessas práticas frágil e insustentável, dificultando a missão de formar alunos transformadores e críticos.

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Publicado

2024-01-11

Como Citar

RODRIGUES JÚNIOR, H. .; SILVA, I. R. D. .; SOUSA, R. A. M. D. .; MENEZES, R. N. . POLÍTICAS PÚBLICAS E BNCC: A ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DESVELADA EM PRÁTICAS PARTICIPATIVAS. Revista Matter, [S. l.], v. 7, n. 02, p. 89–112, 2024. Disponível em: https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/67. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos