PEDAGOGIA HOSPITALAR

A PRÁTICA DOCENTE NOS HOSPITAIS DE CÂNCER INFANTIL

Autores

  • HÉLIO RODRIGUES JÚNIOR UNIBR - Faculdade de São Vicente
  • GABRIELA RAMOS SPINDOLA UNIBR - Faculdade de São Vicente
  • BRUNA TAUTENHAIN MONTEZANO UNIBR - Faculdade de São Vicente

Palavras-chave:

Pedagogia hospitalar, GRAACC, Ensino-aprendizagem

Resumo

A pesquisa apresentada destaca os valores, desafios e interesses da abordagem do pedagogo em ambientes hospitalares, em específico o trabalho pedagógico no hospital de câncer infantil GRAACC, hospital pioneiro em tal tipo de tratamento, além de ser considerado modelo sobre a prática educativa através da escola móvel. Com base em nossos estudos demonstramos a importância da pedagogia hospitalar para o processo de ensino-aprendizagem com crianças e adolescentes hospitalizados e abordamos sobre a relevância do pedagogo na educação para cada criança em sua situação específica. Elaboramos algumas questões que compõem perguntas relacionadas ao tema abordado, onde houve um questionário feito com a participação de pais e responsáveis de ex-alunos/pacientes do hospital, ocorrendo essa etapa em maio de 2021. Mostramos que dentre inúmeros fatores, o pedagogo cada vez mais se torna necessário nas classes hospitalares, não somente para que haja uma continuidade nos estudos dos alunos internados, mas também para que o aluno tenha estímulos e se desligue um pouco da realidade dolorosa.

Referências

ALMEIDA, G.; MACHADO, L.; STELZER, M. DE um sonho nasce o GRAACC. Revista Esquinas, 2019. Disponível em: https://revistaesquinas.casperlibero.edu.br/saude/de-um-sonho-nasce-o graacc/. Acesso em: 22 mar. 2021.

ALUNOS estudam e fazem quimioterapia em escola móvel. FOLHA DE SÃO PAULO. 07 jul. 2013. Disponível em: https://www.andi.org.br/clipping/sp-alunos-estudam-e fazem-quimioterapia-em-escola-movel. Acesso em: 21 abr. 2021.

ARAÚJO, K; RODRIGUES, J. Pedagogia hospitalar no Brasil: breve histórico so século XX aos diais atuais. Políticas Educativas, Paraná, v. 14, n. 1, p. 140-148, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/Poled/article/viewFile/109584/59364#:~:text=A%20pedagogia%20hospitalar%20n%C3%A3o%20%C3%A9,Janeiro%20(RODRIGUES%2C%20 2012) Acesso em: 04 out. 2021

ATENDIMENTO escolar em hospital permite aluno prosseguir com aprendizagem. INSTITUTO CLARO. 16 nov. 2015. Disponível em: https://www.institutoclaro.org.br/educacao/nossasnovidades/reportagens/atendimento-escolar-em-hospital-permite-aluno-prosseguir com-aprendizagem/. Acesso em 21 abr. 2021.

BISCARO, D. Pedagogia Hospitalar e suas Bases Legais. iParadigma. Disponível em: https://iparadigma.org.br/wp-content/uploads/Ed-incluisva-13.pdf>. Acesso em: 21 abr. 2021.

BRASIL, Constituição (1989), Capítulo III – DA CULTURA, DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO, Art. 205. Disponível em: https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_26.06.2019/art_205_.a sp. Acesso em: 26 de abr. 2021.

BRINQUEDOTECA terapêutica senninha - instituto de oncologia pediátrica - GRAACC – UNIFESP. A Brinquedoteca, 2005. Disponível em: http://www.abrinquedoteca.com.br/brinquedotecas3.asp?id=1. Acesso em: 25 abr. 2021.

DIAS, M; RODRIGUES, K. Pedagogia hospitalar: o pedagogo e suas práticas educativas em espaços não escolares. In: EDUCERE - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, XIII, 2017, Curitiba. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23541_13120.pdf. Acesso em: 21 abr. 2021.

ESCOLA Móvel - Setor de Atendimento Escolar Hospitalar do GRAACC. Professor Hospitalar, 2019. Disponível em: https://professorhospitalar.wordpress.com/. Acesso em: 21 abr. 2021.

ESCOLA Móvel permite que jovens em tratamento contra o câncer estudem. REDE GLOBO. 08 nov. 2014. Disponível em: http://redeglobo.globo.com/como sera/noticia/2014/11/escola-movel-permite-que-jovens-em-tratamento-contra-o cancer-estudem.html. Acesso em: 21 abr. 2021.

FONSECA, E. A situação brasileira do atendimento pedagógico-educacional hospitalar. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 117-129, jan./jun. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/JyyRPGpGDGtWVKHTd7RBqsb/?lang=pt#:~:text=Considerando%20este%20fato%2C%20o%20presente,funcionamento%20em%2013%20u nidades%20federadas. Acesso em: 19 mai. 2021.

HOSPITAL do GRAACC completa 27 em novembro. Sindhosfil, 2018. Disponível em: https://sindhosfil.com.br/hospital-do-graacc-completa-27-anos-em-novembro/. Acesso em: 21 abr. 2021.

INSCRIÇÕES abertas para a pós-graduação de educação em saúde no graacc. Portal Hospitais Brasil, 2019. Disponível em: https://portalhospitaisbrasil.com.br/inscricoes abertas-para-a-pos-graduacao-de-educacao-em-saude-no-graacc/. Acesso em 21 abr. 2021.

JESUS, C.S; MATIAS, D.; OLIVEIRA, H. Pedagogia Hospitalar: metas e desafios para o pedagogo. Brasil Escola, 2021. Disponível em: https://m.meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/pedagogia-hospitalar-metas desafios-para-pedagogo.htm. Acesso em: 22 mar. 2021.

JOSÉ, L. GRAACC – Um breve texto sobre sua origem. Medium, 2019. Disponível em: https://medium.com/@leo_silva997/graacc-um-breve-texto-sobre-sua-origem f420132419da. Acesso em: 22 mar. 2021.

MUELLER, P.; ENDLICH, E.; MACIEL, V.; CAMAS, N.; Paradigmas educacionais e a prática pedagógica: uma proposta de reconfiguração da docência. In: EDUCERE - CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, XII, 2015, Curitiba. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/20240_10362.pdf. Acesso em: 04 out. 2021

OLIVEIRA, E; SILVA, V; FANTACINI, R. Pedagogia hospitalar: a brinquedoteca em ambientes hospitalares. Research, Society and Development, Minas Gerais, v. 1, n. 1, p. 88-104, 2016. Disponível em: <https://www.redalyc.org/jatsRepo/5606/560658988006/html/index.html> Acesso em: 25 abr. 2021.

OTEIRO, L.; DUTRA, M.; SILVA, P.; FANTACINI, R. Pedagogia hospitalar: conhecendo as suas modalidades de atendimento. Research, Society and Development, vol. 5, núm. 1, pp. 18-32, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5606/560659000002/html/. Acesso em: 04 out. 2021

VASCONCELOS, S. Classe hospitalar no mundo: um desafio à infância em sofrimento. SBPCNet, 2008. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/57ra/programas/conf_simp/textos/sandramaia hospitalar.htm. Acesso em: 20 abr. 2021.

WIESE, M.; MATOS, E. Trabalhando sob novos olhares e novos desafios na pedagogia hospitalar, Int. J. Knowl. Eng. Manag, ISSN 2316-6517, Florianópolis, v. 2, n. 3, p. 66-82, jul./out. 2013. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/81463- Texto%20do%20Artigo-297656-1-10-20210520.pdf. Acesso em: 19 maio. 2021.

Downloads

Publicado

2024-01-11

Como Citar

RODRIGUES JÚNIOR, H. .; SPINDOLA, G. R. .; MONTEZANO, B. T. . PEDAGOGIA HOSPITALAR: A PRÁTICA DOCENTE NOS HOSPITAIS DE CÂNCER INFANTIL . Revista Matter, [S. l.], v. 7, n. 02, p. 67–88, 2024. Disponível em: https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/66. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos