LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA DE CONTOS NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM O FACEBOOK

Autores

  • HÉLIO RODRIGUES JÚNIOR UNIBR - Faculdade de São Vicente
  • DAYANE OLIVEIRA DOS REIS
  • LUCIMAR SANTANA DE OLIVEIRA UNIBR - Faculdade de São Vicente
  • THAINÁ SANTOS DE SOUZA UNIBR - Faculdade de São Vicente
  • THAMIRES SANTOS DE SOUZA UNIBR - Faculdade de São Vicente

Palavras-chave:

Hábitos de leitura, Produção de Contos, Tecnologia, Ensino Fundamental, Ensino Remoto

Resumo

Ler acrescenta muito no desenvolvimento da criança, exercitando sua capacidade imaginativa, expandindo sua mente, ampliando seu vocabulário, fazendo com que ela tenha um raciocino lógico mais rápido e auxiliando na aprendizagem de novas habilidades. A pretensão com esse trabalho é fazer com que a crianças do ensino fundamental criem o hábito da leitura, pois, com o avanço das novas tecnologias e suas facilidades em ter tudo a mão de forma rápida, se torna cada vez mais raro esse hábito entre os jovens. Com isso a escola e os professores precisam se preocupar em como despertar em seus alunos a prática da leitura, utilizando ferramentas pedagógicas, como a internet, dessa vez como aliada, onde muitos estão conectados diariamente. O projeto aborda essa questão, de colocar a tecnologia, a leitura e a escrita juntos, como ferramenta de apoio, será a utilizada a rede social Facebook que irá abordar uma forma diferenciada de leitura, interpretação de texto e escrita, na qual todos juntos produzem uma história. Entender como a leitura de livros ficaram em segundo plano, atualmente, foi essencial para o desenvolvimento do nosso projeto, pois abranger a leitura, e a tecnologia, faz com que se entenda melhor, nosso público-alvo, como trabalhar o assunto de forma eficácia. Pois além do aluno pegar o gosto pela leitura é fazê-lo pegar o gosto pela escrita, assim trabalhar todo um projeto de criação. Hoje é visível, que alunos com hábitos de leitura, produzem mais e enxerga a vida de forma mais culta, com uma bagagem, já preenchida, diferente, de alunos que não tem esse hábito.

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Publicado

2024-01-11

Como Citar

RODRIGUES JÚNIOR, H. .; REIS, D. O. D. .; OLIVEIRA, L. S. D. .; SOUZA, T. S. D. .; SOUZA, T. S. D. . LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA DE CONTOS NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM O FACEBOOK . Revista Matter, [S. l.], v. 7, n. 02, p. 48–66, 2024. Disponível em: https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/65. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos