A INCLUSÃO DA PESSOA CEGA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II E SEUS BENEFÍCIOS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

Autores

  • AARAN GUSTAVO ROCHA SALES UNIBR - Faculdade de São Vicente
  • ADRIANA CAMPOS MELLO BARBIERI UNIBR - Faculdade de São Vicente
  • FELIPE BARTOLOTTO VALDEVINO AUGUSTO UNIBR - Faculdade de São Vicente
  • GABRIEL PENTEADO SOARES UNIBR - Faculdade de São Vicente
  • MIRIAM MENDES DA SILVA UNIBR - Faculdade de São Vicente
  • SAULO DE OLIVEIRA SANTANA UNIBR - Faculdade de São Vicente
  • VINÍCIUS MOURA DE MELLO GIBERTONE UNIBR - Faculdade de São Vicente

Palavras-chave:

Inclusão, Deficiente visual, Desenvolvimento cognitivo, Educação Física, Pessoa com deficiência

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a capacidade percebida de professores da Educação Física Escolar de ambos os sexos, num total de 47 professores, com idade entre 24 a 64 anos, atuantes especificamente nas cidades do Litoral Sul de São Paulo, com experiência de 1 a 31 anos na rede regular de ensino com média de 14 anos de experiência, em relação a inclusão do deficiente visual nas atividades físicas, não visando apenas sua integração escolar, porém, igualmente enxergando as atividades físicas como uma aliada a vida social da criança com deficiência, trabalhando além da mobilidade, os processos cognitivos e socioafetivo do mesmo. Tendo como métodos teóricos o mapeamento por meio de um questionário informativo, obtendo resultados que revelam que todos os professores respondentes acham importante a inclusão de alunos com deficiência visual, e a maioria acredita ter o conhecimento necessário para ministrar aulas para essa população. Dada a boa receptividade dos educandos em relação à Educação Física, o professor tem um papel fundamental para que a adaptação ocorra da melhor forma possível, promovendo situações e atividades de interação com os demais alunos, e desenvolvimento em geral, buscando metodologias adequadas as suas limitações. Desta forma, o presente estudo se mostra de grande importância acadêmica e profissional, considerando que ainda vivemos em uma sociedade iniciante no processo de inclusão social, onde é de grande relevância que educadores em formação já entendam a importância desse assunto, podendo contribuir para que o ensino e as condições sejam igualitários, como determina a Constituição Federal. 

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Publicado

2024-01-11

Como Citar

SALES, A. G. R.; BARBIERI, A. C. M. .; AUGUSTO, F. B. V.; SOARES, G. P. .; SILVA, M. M. D. .; SANTANA, S. D. O. .; GIBERTONE, V. M. D. M. . A INCLUSÃO DA PESSOA CEGA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II E SEUS BENEFÍCIOS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO . Revista Matter, [S. l.], v. 7, n. 02, p. 06–23, 2024. Disponível em: https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/62. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos