ALGUNS ASPECTOS DA INTERAÇÃO E FENÔMENOS DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • HÉLIO RODRIGUES JÚNIOR UNIBR - Faculdade de São Vicente

Palavras-chave:

Educação a Distância, Fenômenos da Linguagem

Resumo

Este artigo trata do fenômeno da comunicação humana, realizado nos chamados ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), perpassando pela ruptura dos modelos estabelecidos não nos aspectos pedagógicos, mas, nos linguísticos. Partindo do pressuposto de que, nesse espaço, a linguagem escrita do professor pode estimular procedimentos pedagógicos pertinentes para estabelecer interação, colaboração e autonomia, objetivamos estudar algumas ferramentas de comunicação em AVA, tomando como corpus as interações imprimidas entre tutor/professor/aluno na plataforma BlackBoard de um curso de especialização a distância. Fundamentamo-nos em preceitos teóricos de Brown & Levinson (1987), Kerbrat-Orecchioni (1998, 2002, 2005, 2006) e Leech (1983, 2005).

Referências

BARBOSA, R. M. (org.) Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005.

BROWN, Penelope & LEVINSON, Stephen. Politeness: some universals in language usage. Cambridge University Press, 1987.

GOMES, P. V. Eureka na PUC/PR: Um ambiente para aprendizagem colaborativa baseado na www. Curitiba: Champagnat, 2001.

GRICE, Paul. Logic and conversation. In: COLE, Peter; MORGAN, Jerry (Orgs.). Syntax and semantics: speech acts. New York: Academic Press, 1975.

HARASIM, L. Redes de aprendizagem: um guia para ensino e aprendizagem on-line. Trad. de Ibraíma Dafonte Tavares. São Paulo: Senac, 2005.

KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine. Análise da conversação: princípios e métodos. Trad. de Carlos Piovezani Filho. São Paulo: Parábola Editorial, 2006

. La notion d’interaction en linguistique : origine, apports, bilan. In: Langue française. Vol. 117, n°.1. La linguistique comme discipline en France, 1998.

. Le discours en interaction. Paris: Armand Colin, 2005.

. L’énonciation. Paris: A. Colin, 2002.

LEECH, Geoffrey. Principles of Pragmatics. London: Longman, 1983.

Politeness: is there an Eastwest divide? Journal of foreign languages. N°. 6, General Serial N 160, 2005. Disponível em: http://www.ling.lancs.ac.uk/staff/geoff/ leech2006politeness.pdf. Acesso em: 30/10/2010.

MAGDALENA, B. C. & COSTA, I. E. T. Internet em sala de aula: com a palavra, os professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.

MATOS, E. L. M. O Eureka da PUC/PR: uma grande idéia. Tese, Curitiba: PUCPR, 2004.

SANTOS, E. O. Educação online, cibercultura e pesquisa: formação na prática docente. Tese, Salvador: UFBA, 2005.

Downloads

Publicado

2024-01-08

Como Citar

RODRIGUES JÚNIOR, H. . ALGUNS ASPECTOS DA INTERAÇÃO E FENÔMENOS DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Revista Matter, [S. l.], v. 3, n. 01, p. 31–44, 2024. Disponível em: https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/54. Acesso em: 10 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos