INSIGHT DA TECNOLOGIA PARA O MERCADO E O CONSUMIDOR

O QUE REALMENTE COMPREENDEMOS?

Autores

  • ALEXANDRE MACHADO UNIBR - Faculdade de São Vicente

Palavras-chave:

Mercado, Consumidor, Tecnologia

Resumo

O que muda no mercado com a evolução tecnológica? Como percebemos e nos adaptamos a essa evolução? Que a tecnologia integra e transforma o cotidiano do consumidor não há dúvida, a questão é como estes consumidores se comportam, agem e reagem em relação a essa inevitável inserção tecnológica? As novas e, principalmente, as mais velhas gerações (baby boomer), têm presenciado essas constantes, rápidas e avassaladoras mudanças tecnológicas. É racional e perceptível que a geração mais nova tenha mais facilidade do que a mais velha em adaptarem-se às novas tecnologias, mas é surpreendente o esforço das mais velhas em manterem-se atualizadas e não excluídas da sociedade capitalista e consumista dos dias atuais. O conhecimento e a compreensão desta realidade tecnológica têm feito o mercado e as empresas serem mais atentos, sensíveis e colaborativos com o consumidor tecnocêntrico. Os profissionais de marketing, os gestores de produtos, os designers e as organizações como um todo têm prestado a devida atenção ao ser humano neste processo de transformação e inclusão tecnológica? Da cultura da convergência a Era do acesso, o mercado e o consumidor travam uma incansável batalha de adaptação com a tecnologia e dessa “guerra” não há vencedores ou vencidos, há uma tendência de mudança no comportamento, o surgimento dos groundswell. A sociedade em rede vem influenciando positivamente a cultura do consumidor e os fenômenos sociais têm sido transformados pelas redes sociais. Como se adaptar a esse fenômeno? O tempo é o fator determinante para isso.

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Publicado

2024-01-08

Como Citar

MACHADO, A. . INSIGHT DA TECNOLOGIA PARA O MERCADO E O CONSUMIDOR: O QUE REALMENTE COMPREENDEMOS?. Revista Matter, [S. l.], v. 2, n. 01, p. 69–88, 2024. Disponível em: https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/48. Acesso em: 10 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos