DOSSIÊ PROGRAMA BOLSA ALFABETIZAÇÃO NA UNIBR

Autores

  • GISELLE LARIZZATTI AGAZZI Unimes
  • SOLANGE PADILHA OLIVEIRA GUIMARÃES UNIBR - Faculdade de São Vicente

Palavras-chave:

Alfabetização, política pública, aluno-pesquisador, formação docente

Resumo

Esse dossiê traz uma breve apresentação do que é o Programa Bolsa Alfabetização como política pública do governo do Estado de São Paulo, inserido no Programa Ler e Escrever e seu histórico na Faculdade de São Vicente. Este programa desenvolve propostas para atingir a meta de alfabetizar as crianças de até oito anos de idade das redes públicas de ensino. Entre as ações desenvolvidas, está o Bolsa Alfabetização que possibilita a entrada do aluno universitário, estudante dos cursos de Letras e Pedagogia, na sala de aula dos segundos anos das escolas estaduais. O graduando, batizado de aluno-pesquisador, é orientado a realizar uma observação das relações de ensino e de aprendizagem e um registro das atividades didáticas desenvolvidas na sala de aula. O conjunto de textos aqui apresentados, escritos por professoras orientadoras, alunas e alunos, participantes do Projeto, estão estruturados para permitir ao leitor, não apenas entender como se dá uma política pública voltada para a educação, como também desenvolver reflexões críticas sobre as relações de ensino e de aprendizagem, sobre as relações entre teoria e prática, sobre a formação inicial e a formação continuada dos professores. O profundo envolvimento das alunas e alunos com a escola, os professores-regentes, a coordenação e os conhecimentos práticos e teóricos construídos nas ações orientadas e desenvolvidas no Projeto são verificados por meio dos textos registrados. Finalmente, apresentamos o Projeto Bolsa Alfabetização como possibilidade de uma formação do futuro docente que se deseja interventor na realidade de seus alunos.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. p.35

FREIRE, Paulo. Conscientização. Teoria e Prática da Libertação. Uma Introdução ao Pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez. 1979

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1983

SEVERINO, Antonio Joaquim. Educação, Sujeito, História. São Paulo: Olho D’água, 2005.p.91

Downloads

Publicado

2024-01-08

Como Citar

AGAZZI, G. L. .; GUIMARÃES, S. P. O. DOSSIÊ PROGRAMA BOLSA ALFABETIZAÇÃO NA UNIBR. Revista Matter, [S. l.], v. 1, n. 02, p. 51–67, 2024. Disponível em: https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/41. Acesso em: 10 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos