A LITERATURA INFANTIL COMO ALIADA NA CONSTRUÇÃO DA AUTOESTIMA DE CRIANÇAS NEGRAS

Autores

  • Saray Marques UNIBR - Faculdade de São Vicente
  • GABRIELE DOS SANTOS BATIVA
  • LUANA DA SILVA GUARDIANO

Palavras-chave:

Literatura infantil, Educação, Literatura antirracista, Autoestima

Resumo

Este trabalho aborda, de maneira geral, como a literatura infantil pode ser uma aliada na construção e formação da autoestima de crianças negras. A pesquisa visa a análise das produções literárias infantis e como estas podem impactar de maneira positiva a autoestima de crianças negras, principalmente das meninas. Para o alcance do objetivo, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo. A análise demonstrou que a literatura infantil desempenha papel fundamental na formação e construção da identidade e autoestima de seus leitores.

 

 

 

Referências

BRASIL. História e Cultura Afro-Brasileira. Lei Federal nº10.639/2003.

CARDOZO, Fernanda Pereira. Literatura infantil/juvenil e a lei 10.639/03: uma leitura sobre a representação da menina negra em Menina bonita do laço de fita e as Tranças de Bintou. 2018. Disponível em: https://rosario.ufma.br/jspui/bitstream/123456789/2103/1/FernandaCardozo.pdf Acesso em 2 de jan. de 2022.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

DIOUF, Sylviane A. As tranças de Bintou. COSACNAIFY, 2005.

GOUVÊA, Maria Cristina Soares de. Imagens do negro na literatura infantil brasileira: análise historiográfica. Educação e pesquisa, v. 31, p. 79-91, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/hZmCNP5MtfGB3CDvRbM8nFF/?format=pdf&lang=pt Acesso em 28 de dez. de 2021.

LANNES, MARINA BADARÓ. O ‘empoderamento crespo’na literatura infantil. 2019. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Ensino). Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua. Disponível em: http://pdi.sites.uff.br/wp content/uploads/sites/147/2019/09/DISSERTACAO-Marina-Badaro-Lannes.pdf Acesso em 2 de jan. de 2022.

MARIOSA, Gilmara Santos; REIS, Maria da Glória dos. A influência da literatura infantil afro-brasileira na construção das identidades das crianças. Estação Literária, v. 8, p. 42-53, 2011.Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/estacaoliteraria/article/view/25625/18649 Acesso em 28 de dez. de 2021.

PERES, Fabiana Costa; MARINHEIRO, Edwylson de Lima; MOURA, Simone Moreira de. A literatura infantil na formação da identidade da criança. Revista Eletrônica Pró-Docência, UEL, v. 1, n. 1, 2012. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/prodocenciafope/pages/arquivos/SIMONE%20MOURA FABIANA-EDWYLSON%20-%20pedagogia.pdf Acesso em 28 de dez. de 2021.

PESTANA, Cristiane Veloso de Araújo. Representação feminina negra na literatura infantil: ausências e urgências. Literafro - UFMG, 2021. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/artigos/artigos-teorico-criticos/1542-cristiane pestana-representacao-feminina-negra-na-literatura-infantil-ausencias-e-urgencias Acesso em 2 de jan. de 2022.

SILVA, Elen Karla Sousa da. Literatura e representatividade: por uma abordagem antirracista do texto literário. 2021. Disponível em: https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/1449/8_versaao_ final_monografia_elen_silva.docx.pdf?sequence=-1&isAllowed=y Acesso em 28 de dez. de 2021.

SILVA, Elen Karla Sousa da; ACCORSI, Ana Maria Bueno. Protagonismo negro na literatura infantil: por uma abordagem antirracista do texto literário. Revista Eletrônica Científica Da UERGS, v. 7, n. 3, p. 275-283, 2021. Disponível em: http://200.132.92.80/index.php/revuergs/article/view/3280/534 Acesso em 2 de mar. de 2022.

SOUSA, Gabriela Tavares de. A Representatividade Negra na Literatura Infantil: dentro da sala de aula. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES NEGROS, 10°, 2018, Uberlândia - MG. Anais eletrônicos… Uberlândia - MG, s.p. Disponível em: https://www.copene2018.eventos.dype.com.br/resources/anais/8/1538188330_AR QUIVO_XCOPENEARepresentatividadeNegranaLiteraturaInfantildentrodasaladeaula .pdf Acesso em 28 de dez. de 2021.

Downloads

Publicado

2023-11-02

Como Citar

MARQUES, S.; BATIVA, G. D. S. .; GUARDIANO, L. D. S. . A LITERATURA INFANTIL COMO ALIADA NA CONSTRUÇÃO DA AUTOESTIMA DE CRIANÇAS NEGRAS. Revista Matter, [S. l.], v. 7, n. 01, p. 06–21, 2023. Disponível em: https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/23. Acesso em: 10 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos