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ASPECTOS LINGUÍSTICOS, DISCURSIVOS E INTERTEXTUAIS NA LEGIBILIDADE DO TEXTO PUBLICITÁRIO

ASPECTOS LINGUÍSTICOS, DISCURSIVOS E INTERTEXTUAIS NA LEGIBILIDADE DO TEXTO PUBLICITÁRIO “LINHA ATEGO MERCEDES-BENZ”

ASPECTS OF LANGUAGES, DISCURSIVE AND INTERTEXTUAL OF LEGIBILITY IN THE ADVERTISING TEXT ” LINE MERCEDES-BENZ ATEGO”

MILTON CARVALHO LOPEZ

MBA em Operações Logísticas-UNIMES
UNIBR – Faculdade de São Vicente-SP
milton.lopez@unibr.edu.br

GRETCHEN STIPP

Graduação em Pedagogia
Especialista em Docência de Ensino Superior pela
UNIBR- Faculdade de São Vicente-SP
gretchenstipp@hotmail.com

RESUMO

Este trabalho está situado na área de Leitura e Produção Textual. Tem por tema o levantamento de aspectos linguísticos, discursivos e intertextuais na legibilidade do texto publicitário. Tem-se por pressupostos teóricos a perspectiva de Kristeva (1974), Koch (1991) e Maingueneau (1997); os estudos de Fiorin (1989) sobre os preceitos de Saussure e Jakobson; Barros sobre a Semiótica (1980) e por critério, o ponto de vista do aluno-pesquisador. A amostra analisada é composta do texto publicitário “Linha Atego Mercedes Benz” de 2013. Os resultados obtidos indicam que, a partir do levantamento linguístico, discursivo e intertextual, é possível a legibilidade do texto publicitário. Como novas perspectivas, propõem-se a necessidade de se aprofundar os estudos nesta área, a fim de que se possa verificar a importância da retórica, no texto persuasivo.

PALAVRAS-CHAVE: Intertextualidade. Interdiscursividade. Mercedes-Benz.

ABSTRACT

This work is situated in the area of Reading and Textual Production. Its theme raising linguistic aspects, discursive and intertextual readability of text advertising . It has a theoretical assumptions perspective Kristeva (1974), Koch (1991) and Maingueneau (1997); studies of Fiorin (1989) on the precepts of Saussure and Jakobson; Barros on Semiotics (1980) and the criterion, the point of view of the student – researcher. The sample consists of the advertising text

“Mercedes Benz Atego Line” of 2013. The results indicate that, from the linguistic, discursive and intertextual survey is possible the readability of text advertising. As new perspectives, propose to the need to deepen the studies in this area, so that we can verify the importance of rhetoric in advertising text.

KEYWORDS: Interdiscursivity. Intertextuality. Mercedes-Benz

INTRODUÇÃO

O presente artigo está situado na área de Leitura e Produção textual e  tem por tema o levantamento de aspectos linguísticos, intertextuais e interdiscursivos na legibilidade do texto publicitário “Linha Atego Mercedes Benz” .

Tem-se por pressupostos teóricos a perspectiva de Kristeva (1974), Koch (1991) e Maingueneau (1997); os estudos de Fiorin (1989) sobre os preceitos de Saussure e Jakobson; Barros sobre a Semiótica (1980) e, por critério, o ponto de vista do aluno-pesquisador.

Julia Kristeva (1974), fundamentando-se nos estudos de Bakhtin, designou o fenômeno do dialogismo intertextual como intertextualidade. Assim sendo, para ela, um texto é sempre um “intercâmbio discursivo”, uma tessitura polifônica; dessa forma, a intertextualidade é vista como a interação semiótica de um texto com outro(s) texto(s).

Nesse sentido, a intertextualidade representa um fenômeno de semiose cultural, atuante tanto nos elementos pragmáticos, semânticos e sintáticos, quanto na história e no confronto das forças ideológicas e sociais.

Segundo Kristeva (1974), todo texto se constrói com um mosaico de citações, logo, todo texto é absorção e transformação de outro texto. Para a autora, a palavra literária, por exemplo, não é um ponto, um sentido fixo, mas um cruzamento de superfícies textuais – a tarefa da semiótica literária consistirá em encontrar os formalismos correspondentes aos diferentes modos de encontro das palavras no espaço dialógico do texto. Logo, de acordo com os pressupostos da estudiosa, Intertextualidade é o diálogo de textos, pois um texto sempre está em diálogo com outro texto.

A intertextualidade, para Koch (1991), pode ser equiparada ao que se tem denominado como interdiscursividade por Maingueneau (1997), o qual afirma ser o intertexto um componente decisivo das condições de produção. Maingueneau justifica tal afirmação propondo que um discurso não vem ao mundo por si só, pois se constrói por meio de um já-dito, em relação ao qual toma posição

O interdiscurso é conceituado por Maingueneau (1997) como um conjunto de discursos que mantém uma relação discursiva entre si. Para ele, os interdiscursos pertencem a discursos precedentes com os quais um discurso particular se relaciona implícita ou explicitamente.

De acordo com Fiorin (1989, p. 31), o texto é a unidade a qual  “manifesta o pensamento, a emoção, o sentido, o significado”, é categoria existente em todas as semióticas, não só na linguística. Tal estudioso considera que, se há distinção entre discurso e texto, há, consequentemente, distinção entre interdiscursividade e intertextualidade. O termo intertextualidade, para ele, fica reservado apenas para os casos em que a relação discursiva é materializada em textos. Isso significa que a intertextualidade pressupõe sempre uma interdiscursividade, mas o contrário não é verdadeiro. O autor complementa dizendo que pode haver relações entre textos (intertextuais) “quando um texto se relaciona dialogicamente com outro texto já constituído” (1989, p.182)

BREVE SÍNTESE SOBRE A AMOSTRA ANALISADA

Emil Jellinek, um comerciante austríaco apaixonado por carros e cliente fiel de Gottlieb Daimler, prometeu comprar 36 automóveis da Daimler-Motoren-Gesellschaft (DMG) se Daimler nomeasse o próximo motor como “Mercedes 35hp”. O nome Mercedes seria em homenagem à filha Mercedes, que significa em espanhol, Graça.

A partir disso, Daimler passou a identificar os carros encomendados por Jellinek de “Mercedes”. Jellinek participou de grandes competições e, em virtude disso, exigia cada vez mais veículos potentes e velozes; dessa forma, consagrou-se campeão automobilístico, principalmente durante a Semana de Nice.  Graças às sucessivas vitórias de Jellink, a marca Mercedes ficou famosa nos círculos automobilísticos da época e tornou-o conhecido como “Monsieur Mercedes”.

Naquela altura, as maiores rivais do setor eram a DMG e a Benz & Cia. Depois da I Guerra Mundial, devido à necessidade de dar um impulso à economia da Alemanha, essas duas empresas acordaram numa cooperação mútua. Karl Benz decidiu acrescentar o seu nome “Benz” à marca Mercedes. Adicionou uma auréola à volta da estrela e nasceu assim o famoso nome Mercedes-Benz, juntamente com o seu símbolo, o qual permanece até os dias de hoje.

A ESTRELA MERCEDES BENZ

A Estrela de Três pontas foi desenhada por Gottlieb Daimler; segundo as fontes do site Mercedes-Benz, o logotipo foi inspirado em uma figura, desenhada por ele em um postal, o qual foi remetido à sua esposa com o seguinte comentário: “Um dia essa estrela brilhará sobre a minha obra.” As três pontas representam motores para uso em terra, água e ar. Ao longo dos anos, o símbolo passou por várias alterações. Em 1923, foi inserido o círculo e três anos depois, com a fusão das empresas Daimler e Benz, foi incluída a coroa de louros. A forma definitiva foi adotada em 1933 e desde então se mantém inalterada.

OS CAMINHÕES

O meio de transporte de longa distância, na década de 1900, eram os trens; no entanto, para as distribuições no varejo, a partir das estações, recorria-se aos veículos de tração animal.

Devido ao empreendedorismo dos pioneiros Daimler e Benz, houve a criação do primeiro caminhão. Este veículo singelo e rudimentar, definido como caminhão apenas pelo objetivo de transportar carga e não pessoas, não possuía cabina, apenas um largo assento para o motorista, motor de dois cilindros; o tanque de gasolina ficava na traseira e aros de ferro cobriam as rodas. A capacidade de carga útil chegava a 1,5 toneladas. Segundo um noticiário da época “um caminhão capaz até de dar marcha à ré”. Karl Benz apresentou uma furgoneta com capacidade de carga útil de 3 (três) toneladas. Graças ao desempenho daqueles dois pioneiros automobilísticos foram revelados ao mundo o Patent-Motorwagen de Benz e a carruagem sem cavalos de Daimler.

OS CAMINHÕES DA LINHA ATEGO

Os Caminhões da linha Atego, apresentados na publicidade, são conhecidos por sua versatilidade e produtividade nas cidades e nas estradas. Esta linha é composta por caminhões médios e semipesados nas configurações 4×2 e 6×2, com PBT entre 14 e 24 toneladas, desenvolvidos principalmente para aplicações urbanas e rodoviárias de curtas a longas distâncias. A linha Atego é constituída por veículos de cores sólidas: branco, amarelo, azul turquesa, azul marinho, vermelho e preto e nas cores metálicas prata, azul jaspe, vermelho e grafite.

A linha Atego oferece vários itens, os quais colaboram para uma alta rentabilidade; assim sendo, o cliente notará os benefícios do BlueTec 5 com o aumento significativo dos intervalos de troca de óleo do motor, o alto rendimento mecânico, a extrema durabilidade e uma operação econômica.

No painel do veículo, estão disponíveis ferramentas as quais auxiliam o motorista a dirigir de maneira mais econômica: indicador de consumo instantâneo de combustível; econômetro, apontador da rotação de trabalho mais adequada do motor em cada situação de operação, otimizando, dessa forma, o consumo de combustível.

Para atender às aplicações urbanas e rodoviárias com excelência, a linha Atego oferece diversas opções de configuração para adequar o veículo à sua necessidade: são modelos plataforma e cavalo-mecânico, com quatro versões de cabinas, três opções de entre eixos, diversos itens opcionais e a maior plataforma de carga da categoria.

A PEÇA ANALISADA

A peça em análise foi publicada em outubro de 2013. Naquele ano, o Brasil vivia um momento de crescimento econômico, de grandes importações e exportações. Segundo o IBGE, o setor agropecuário no Brasil é umas das principais bases da economia. Dentre os principais itens infraestruturais, os quais demandam a exportação da atividade agrícola, estão o transporte, principalmente os caminhões.

A Mercedes Benz, tendo em vista o mercado brasileiro, lançou uma linha de caminhões, a qual pretendia assegurar a produtividade e economia para o transporte e logística no agronegócio. Os caminhões destacam suas atividades de transporte no campo por atributos como força, resistência, robustez, a nova tecnologia BlueTec 5, reduzindo, sobremaneira, o consumo de combustível e com menor custo operacional.

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ANÁLISE DO TEXTO PUBLICITÁRIO

Esta parte apresenta, a partir dos aspectos anteriormente elencados, a análise realizada.

Os símbolos

Segundo Fiorin (1989) o símbolo é um elemento concreto o qual representa um abstrato (religiões, sistemas sociais, noções). Exemplos: enquanto no ocidente a cor preta significa o luto, em algumas sociedades orientais, o branco tem esse significado; a balança significa a justiça; a cruz gamada, o nazismo.

O texto em análise conta com vários símbolos: a estrela, o selo do IBAMA, a gota, o caminhão e a linguagem corporal do modelo.

A Estrela de Três pontas: ligando-se as pontas por meio de uma linha reta, tem-se um triângulo.

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Visto que a estrela de três pontas, na amostra analisada, significa motores para uso de terra, água e ar, apresentam-se, dessa forma, os quatro elementos da natureza. O fogo, neste contexto de publicidade, seria a energia ou combustível.

Como se sabe, o fogo surge na Grécia antiga como um dos quatro elementos formadores do Universo. Segundo o filósofo Empédocles (490-430 a.C.), todas as substâncias eram formadas por terra, água, ar e fogo, em diferentes combinações. Outra noção grega para explicar o fogo é a presença de um princípio inflamável nos materiais combustíveis, mais tarde aperfeiçoado na teoria do “flogístico” ou triângulo do fogo.

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O triângulo do fogo é a representação dos três elementos necessários para iniciar uma combustão. Esses elementos são o combustível, o qual fornece energia para a queima; o comburente, substância que reage quimicamente com o combustível e o calor, necessário para iniciar a reação entre combustível e comburente.

Para Aristóteles, segundo o artigo publicado no site da USP- O éter ou nada, ainda havia mais um elemento: o éter. O éter, elemento natural do qual foram feitas as estrelas, tem um movimento circular. Assim como o círculo do logo, fechando assim, a inferência autorizada.

O formato do triângulo, na peça, se assemelha à estrela de Davi. Ao se aprofundar o contexto histórico do período da criação da estrela Mercedes-benz, verificou-se que, na mitologia judaica, o triângulo, no proto-hebraico, significa Davi. A ilustração abaixo demonstra a evolução das letras do nome Davi.

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Durante a construção dos símbolos da Mercedez-Bens, o mundo vivia em tempos de Guerra; naquela época, os judeus foram perseguidos. Assim sendo, identificou-se uma possível ligação da estrela da marca com a estrela de Davi. Invertendo-se a figura e juntando-se as duas estrelas, tem-se o símbolo do judaísmo, como demonstra a figura abaixo:

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O selo do IBAMA, na peça em análise, informa que a linha de caminhões da  Mercedes- Benz desenvolve uma série de atividades voltadas à preservação do meio ambiente e ao aproveitamento consciente dos recursos naturais.

O compromisso ambiental da empresa está presente em todas as etapas dos processos produtivos, em suas atividades administrativas e na relação com as empresas parceiras, clientes e sociedade. A Mercedes-Benz também promove o Prêmio de Responsabilidade Ambiental, cujo objetivo é aprimorar as condutas de respeito ao ecossistema.

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A gota, na propaganda em estudo, faz referência ao BlueTec 5, uma tecnologia eficaz, confiável, econômica e sustentável ao meio ambiente. O Blue tec 5 diminui o volume de emissões de NOx e ainda obtém menor consumo de combustível. Esta tecnologia inclui o uso de ARLA 32 (Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo) no escapamento do veículo para pós-tratamento dos gases de escape por redução catalítica seletiva (SCR). O ARLA 32, que é armazenado num reservatório específico no veículo, converte o NOx em Nitrogênio puro e em vapor de água são inofensivos à natureza, melhorando, dessa forma, a qualidade do ar. Além de contribuir para o meio ambiente, esta tecnologia atende também à legislação PROCONVE- P-7. Disposto no artigo abaixo:

Art. 30 Os fabricantes e importadores de motores do ciclo Diesel ou de veículos a Diesel destinados ao mercado nacional devem apresentar ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis -IBAMA, até 31 de dezembro de 2012, relatório de valores típicos das emissões de dióxido de carbono e de aldeídos totais, bem como do consumo especifico de combustível, medidos nos ensaios de Ciclo de Regime Transiente (ETC) e Ciclo de Regime Constante (ESC) e expressos em g/kWh.

A Mercedes- Benz disposta a atender a lei, criou o “Blue Tec 5” com uma tecnologia testada e aprovada em mais de 300.000 caminhões e mais de 25.000 ônibus urbanos e rodoviários que circulam, hoje, por vários pontos do mundo. No Brasil, foram mais de 50.000 horas de testes de funcionalidade que comprovaram a robustez e a durabilidade do motor com a tecnologia BlueTec 5, possibilitando, assim, a redução da emissão de dióxido em 60% e material particulado em 80%, contribuindo, sobremaneira, para a preservação do meio ambiente.

Segundo o dicionário Michaelis (2008,p.421), gota significa uma quantidade muito pequena de um líquido que se destaca sob a forma de um glóbulo; pingo de água. Já a água significa líquido incolor e inodoro composto de hidrogênio e oxigênio.

A água é símbolo de pureza e fonte de vida, tendo um papel central em várias religiões, dentre eles o Judaísmo. Para a tradição judaica, das águas pode surgir um universo. No relato bíblico da criação, Deus cria os céus, a terra, a luz… Sua palavra não cria as águas. Para alguns místicos do judaísmo, elas já existiam, ou seja, precederam a criação. O mundo criado, Deus mobiliza e  usa as águas para fazer barro com o pó da terra e modelar o humano. Em hebraico, não existe a palavra água, no singular. Elas são sempre plural: águas, maim (mem-iud-mem), cuja pronúncia lembra, em português, a palavra mãe. Há algo de ambiguidade, de ambivalência, nessa pluralidade hídrica, nesse agá dois ó, nesse mem dois iud, como em todo envoltório materno. As águas matriciadoras, uterinas e misericordiosas, isto é, fontes da vida. Como se destaca na figura abaixo:

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A linha de caminhões Mercedes-Benz constitui de cinco modelos: Accelo, Atron, Axor, Actros e Atego. Todos os caminhões começam com a letra “A”.

Segundo o dicionário de símbolos (2009), a letra “A” é a primeira letra em quase todo os alfabetos do mundo, e tem sua origem na escrita hierática egípcia. Os fenícios renomearam a letra a (aleph) com a figura de um boi/touro. Depois, passou a ser a letra alpha, no alfabeto grego. Em seguida,  ela se tornou o  “A” romano, a qual foi transmitida às gerações que, mais tarde, adotaram o alfabeto latino. A letra “A” representa, entre os povos antigos, o número um. É assim o Aleph hebraico, o Azdos Eslavos e o Alpha grego.

A letra alfa maiúscula geralmente não é utilizada como símbolo, porque costuma ser escrita de forma idêntica à letra A latina. Já a letra α minúscula é usada como símbolo para a aceleração angular, coeficiente linear de dilatação térmica e para proporcionalidade em física.

Em astronomia, segundo o dicionário de símbolos (2009), a letra A é utilizada para indicar a estrela principal de uma constelação, também dita alfa. Esta estrela é chamado de estrela Sirius, derivado do latimsīrius e do gregoσείριος (seirios, “brilhante”). Sirius é a estrela mais brilhante no céunoturno.

A linguagem corporal do modelo, disposto ao lado do caminhão. O cérebro humano está programado para comandar as pernas para irem à direção do que desejam e para se afastarem do que não querem, ou seja, pela forma como uma pessoa usa as suas pernas, verifica-se para onde ela pretende ir. O fato de o homem estar ao lado do caminhão, com as pernas parcialmente paralelas, com o pé direito apontando para o caminhão, demonstra a direção para onde a mente e a pessoa desejam ir, neste caso, entrar no caminhão. O pé esquerdo, o tronco e a cabeça apontam no mesmo sentido, ou seja, para o receptor, sinal de uma atitude aberta e confiante.

As mãos possuem um enorme poder revelador. Nesta imagem, a mão direita está no caminhão, demonstrando que a pessoa está confiante, com prontidão e disponibilidade. Já a mão esquerda, dentro do bolso, neste contexto de compra, significa economia no bolso.

A expressão facial do modelo mostra um sorriso; este é um dos sinais de comunicação com sentido universal de  alegria e felicidade, provavlemente graças à economia, ao conforto, à segurança e sustentabilidade.

SIGNIFICADO DO NOME MERCEDES

Como se disse, o nome Mercedes significa em espanhol, Graça.

SIGNIFICADO DAS CORES

Preto

Segundo Chevalier (2009), o preto significa elegância, luxo e sofisticação. Todas as publicidades da Mercedes- Benz têm esse fundo preto, tanto na imagem publicitária quanto no site da empresa.

A cor preta é classificada como ausência de cor, enquanto para outras é ausência de luz. Pode ser obtida por meio da mistura das três cores primárias: vermelho (magenta), amarelo e azul (ciano). Esta cor simboliza respeito, morte, isolamento, medo, solidão.

De acordo com a tradição mística judaica, a morte não é o fim, senão o princípio.  O preto no judaísmo, por exemplo, não significa luto e não se costuma usá-lo para indicar este estado.

No dicionário de símbolos (Chevalier, 2009), o preto é originalmente o símbolo da fecundidade, como no Egito antigo ou no norte da África: a cor da terra fértil e das nuvens repletas de chuva. Se for preto como as águas profundas, é também porque contém o capital de vida latente, porque é o grande reservatório de todas as coisas. Homero vê o oceano como sendo preto. As grandes Deusas da fertilidade, essas velhas deusas-mães, são muitas vezes negras. Pode ser considerada a cor de proteção e o mistério da vida.

Infere-se que o fundo preto na propaganda é empregado para anunciar e estimular a compra de produtos para pessoas exclusivas. A Mercedes-Benz usa essa técnica para atrair a atenção do seu público alvo. Neste caso, o preto mostra a intensidade e intencionalidade contida na publicidade; constitui assim como um dos códigos de comunicação não verbal. O fundo preto provoca sentimento de desejo, elegância e respeito pela marca e produto.

Azul

De acordo com Chevalier (2009), a cor azul significa tranquilidade, serenidade e harmonia, mas também está associada à água, o céu e o infinito. O azul é uma cor que se relaciona com a parte mais intelectual da mente. Esta é considerada a mais profunda das cores, no qual, o olhar mergulha sem encontrar qualquer obstáculo, perdendo-se até o infinito, como diante de uma perpétua fuga da cor.

Segundo a mitologia egípcia, o azul era considerado como a cor da verdade. Para os egípcios, a verdade, a morte e os deuses sempre estão juntos. Esse azul sacralizado – o azul-celeste é o campo Elísio, o útero através do qual abre seu caminho à luz de ouro que exprime a vontade dos deuses: Azul-Celeste e Ouro, valores respectivamente feminino e masculino. O azul escuro é também a cor de Nut, deusa egípcia da noite, que representa sabedoria.

Já na mitologia judaica, a cor azul celeste se assemelha ao mar, por sua vez, a cor do mar se assemelha àquela do céu, onde se encontra o trono do Eterno. O Azul era a cor do Rei David, o líder mais importante do povo judeu.

Azul é a cor de Kwan Yin, deusa oriental da Misericórdia, e Maria, mãe de Jesus. Seus mantos azuis simbolizam sua conexão superior, assim como a devoção eterna e sabedoria espiritual. A cor azul simboliza lealdade, devoção, amizade e verdade; muitas forças militares no mundo usam uniformes azuis para inspirar confiança.

Na imagem da publicidade em estudo, a gota é representada em azul e o caminhão na cor amarela, conotativamente à mitologia egípcia, a cor azul-celeste e ouro, valores respectivamente feminino e masculino. Verifica-se a interdiscursividade mística judaica referente à cor azul com a imagem da peça em análise.

Amarelo

O amarelo é uma cor brilhante, alegre, que simboliza o luxo, a riqueza, o dinheiro e o ouro. O dicionário dos símbolos (Chevalier, 2009) define o amarelo como os raios do Sol, atravessando o azul celeste, os quais manifestam o poder das divindades. O amarelo é a cor dos deuses: significa astro de ouro brilhante, liberal, astro vivo; portanto, o caminhão amarelo é o objeto de cor mais expansiva e mais brilhante das cores, assim como os raios do Sol, atravessando o azul celeste, (da gota) manifestando, dessa forma, o seu poder.

O caminhão Atego amarelo demonstra seu poder, evidenciando a robustez dos caminhões; representa um veículo forte, potente, resistente, compacto e autêntico. A cor amarela, que simboliza também o luxo, para quem deseja brilhar como uma estrela.

Branco

A cor branca representa a pureza. É a cor mais protetora; contribui à paz e ao conforto; alivia a sensação de desespero e de choque emocional; ajuda a limpar e aclarar as emoções, os pensamentos e o espírito.

Essa cor sobre o fundo preto, no texto em análise, age sobre a mente, ligando-se diretamente às funções ópticas e neurológicas; pois a cor branca transmite a sensação luminosa no cérebro, de objetividade e clareza.

SIGNIFICADO DOS NÚMEROS

Na numerologia, os números são considerados como símbolos muito significativos por quase todas as civilizações.

Os discursos de numerologia pesquisados são: o número 3, total de símbolos: a gota, o caminhão e o modelo; e o número 5, o qual faz referência ao BlueTec 5.

Segundo Pitágoras, o número três significa agradável e talentoso. O símbolo para este número é o triângulo; a cores predominantes são: lilás, violeta e azul-celeste e o elemento é o ar.

Como se disse, a estrela de três pontas forma um triângulo assim como o símbolo desse número. A gota, representada como uma das três imagens mencionadas, também está na cor azul-celeste.

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O número três associa-se à comunicação, expressão, expansão, criatividade e sociabilidade. Representa o relacionamento com o mundo exterior. Depois da  individualidade, a união com o dois, surge à interação com a sociedade. O que comunica. O três é a expressão, a comunicação, a criação. É o produto da união de 1 e 2. É a frutificação, a trindade, a multiplicidade. Na espiritualidade, o número três é visto como o poder da unidade entre a mente, corpo e espírito.

Constitui ainda a expressão do sucesso, da sorte, da fertilidade e da beleza. É feliz, criativo, intelectual e otimista. Também é refinado e gosta de coisas caras. Mesmo que em alguns momentos pareça dispersivo, na verdade é muito observador e registra tudo o que se passa à sua volta. Nesse sentido, pode inferir com o caminhão Atego, na cor amarela, a qual representa o brilho, a alegria, elementos necessários também para a obtenção do sucesso.

O número 5 também é apresentado na imagem em análise, referente ao BlueTec 5. Esta tecnologia passa por cinco etapas para diminuir a poluição do ar, tornando assim, o meio ambiente mais sustentável. Neste processo, usa-se o produto Arla 32, que é um agente redutor líquido de NOx. Somando-se 3+2, têm-se 5.

O número cinco é o símbolo de união, número nupcial, segundo os pitagóricos; número, também, do centro da harmonia e do equilíbrio.  Assim como os cinco elementos de Aristóteles, citados na simbologia da estrela do logo Mercedes Benz: terra, água, ar, fogo e éter.

Como se disse, a Mercedes Benz possui cinco linhas de caminhões, cujos nomes iniciam-se com a letra “A”, que significa para os gregos alpha, utilizada para indicar a maior estrela da constelação; Mercedes, por sua vez, significa “GRAÇA” em espanhol, também com cinco letras.

DISPOSIÇÃO DA IMAGEM NA PÁGINA

A publicidade e principalmente a disposição da imagem são fatores estratégicos na diferenciação entre várias empresas, dentro de mercados cada vez mais competitivos. Tendo em vista esse panorama, constata-se a importância do poder da imagem publicitária para atingir seu público alvo.

Todo anúncio publicitário tem como objetivo chamar a atenção, despertar o interesse, provocar o desejo, levar à memorização e desencadear a ação. Um dos meios estratégicos são os pontos áureos, para determinar onde situar os elementos registrados em uma imagem. Os Pontos Áureos estão localizados na intersecção das linhas horizontais e verticais desenhadas, dividindo largura e altura por três. Seguem os pontos áureos da imagem publicitária impressa:

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Segundo Dondis (2003), são elementos básicos de toda comunicação visual: os pontos, a disposição geográfica da imagem, a cor e a informação. Para esse autor, as pessoas ao visualizarem a imagem publicitária tendem a organizar as percepções a partir de dois planos, o da figura, que constitui o elemento central da atenção, e o do fundo, que é diferenciado. Geralmente, representam contraste.

Na amostra em análise, o ponto de atração está centralizado na imagem que encontra o caminhão dentro da gota de água, em contraste com o fundo preto.

A disposição geográfica dos objetos organiza a sua interpretação, no caso, a gota aponta a mensagem que deseja passar para o receptor: “Linha Atego Mercedes- Benz. Mais economia para quem tem estrela brilhar ainda mais”.

Neste anúncio, pode-se observar a presença de cores: o fundo preto, as letras brancas, a gota azul e o caminhão amarelo.

A informação do produto está no mesmo sentido da leitura, ou seja, da esquerda para a direita e de cima para baixo. O lado direito, olhando-se de frente para a peça, é considerado a parte racional, sugerindo a relevância do produto, por ser econômica e ecologicamente mais eficaz.

O logotipo da Mercedes Benz está no lado direito e na parte inferior da página, estrategicamente colocado onde o polegar do leitor terá que segurar a página antes de virar para a próxima, indicação geográfica de certificação do produto.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A partir dos elementos textuais levantados, esta parte contém considerações acerca da leitura realizada. Como se disse, para se adequar à nova legislação ambiental, a Mercedes-Benz reformulou toda linha de veículos comerciais, inclusive a linha Atego, a qual dispõe da exclusiva tecnologia BlueTec5. O caminhão da linha Atego é reconhecido na propaganda pela alta qualidade, flexibilidade de aplicações, resistência, durabilidade, reduzido consumo de combustível e menor custo operacional. Ao mesmo tempo em que a publicidade adota procedimentos para convencer, as imagens provocam impacto no leitor.

A fim de surpreender os clientes e admiradores com serviços à altura da marca representada pela estrela, o anúncio publicitário é fundamental para persuadir o seu público alvo. A leitura da disposição da imagem foi essencial para saber pontos importantes do layout, justificando-se assim o conhecimento dos pontos áureos na organização textual.

A disposição, as cores, os símbolos, a estética da imagem conjugadas pela empresa produzem uma reação de curiosidade no receptor, além daquilo que é representado como veículo sustentável. Um desejo de saber qual é a mensagem das imagens da gota e o caminhão, ou ainda, como a gota pode suportar o peso de um caminhão?

Por meio dos discursos mitológicos, foi possível concluir que o fundo preto representa a imensidão do útero materno, prestes a nascer algo novo. Algo novo, que se encontra dentro de uma gota, metaforicamente, dentro de um útero, sendo a água o líquido amniótico. O caminhão Atego na cor amarela é o produto prestes a nascer, encontrando a luz, o dia, o sol.

Antes de nascer o sol, já brilha uma luz; é na escuridão da noite que as estrelas brilham com mais intensidade. Visto que a estrela mais brilhante do céu noturno é Sirius, que deriva do latim sīrius e do gregoσείριος (seirios, brilhante).

Como se disse, em astronomia, a letra “A” é utilizada para indicar a estrela principal de uma constelação, dita alfa Sirius. O slogan desta empresa firma ainda mais esse desejo de consumo: “Para quem tem estrela brilhar ainda mais”.

O contexto dessas imagens influenciou a percepção destes pesquisadores, principalmente os símbolos da gota e do caminhão em relação ao seu fundo, que, por meio dos dados pesquisados, infere-se o místico. Nesse sentido, aparece a linguagem ambígua da publicidade, a qual permite várias leituras, dentre elas, a interpretada pelos pesquisadores desta amostra.

Distinguem-se dois níveis fundamentais, a denotação e conotação. A palavra estrela no sentido conotativo insere o caminhão ao lado de quem deseja alcançar o sucesso, ou seja, ser uma estrela.

A marca Mercedes Benz é reconhecida mundialmente pela estrela de três pontas, para motores de uso em terra, água e ar. Com base nos interdiscursos, verificou-se que a estrela pode ter forte ligação à estrela de Davi, ou diretamente ao judaísmo; constatou-se interdiscursivamente os cinco elementos da natureza, segundo o filósofo grego Aristóteles.

Ao se tratar do código verbal, a disposição é esteticamente harmônica; possui equilíbrio e regularidade, como se fosse uma leitura. É importante enfatizar os interdiscursos na amostra em estudo, os quais se revelam como uma forma de comunicação aplicada, específica e dirigida, que alcança sua eficácia persuasiva graças ao uso adequado dos recursos das linguagens.

Assim sendo, acredita-se que o texto em análise, enquanto publicidade, atingiu os objetivos de informar e transmitir as características do caminhão Atego, por meio dos recursos das linguagens e recursos visuais, despertando, com isso, o interesse nos consumidores de público alvo, a fim de desejar o produto apresentado.

Finalmente, somente por meio de um profundo conhecimento teórico e investigativo é possível obter uma leitura crítica de textos publicitários, como ora apresentada.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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