P I B I D

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa que integra a
Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação e tem por finalidade
fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes
em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.
O PIBID tem por finalidade proporcionar a inserção no cotidiano das escolas públicas de
educação básica para os discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura, contribuindo
para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior.

Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede
bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos
professores das Instituições de Ensino Superior (IES).

Objetivos do Programa
São objetivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência:
I – incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
II – contribuir para a valorização do magistério;
III – elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo
a integração entre educação superior e educação básica;
IV – inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-
lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e
práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas
identificados no processo de ensino-aprendizagem;
V – incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-
formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial
para o magistério;
VI – contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes,
elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
Na UNIBR – Faculdade de São Vicente – o professor Hélio Rodrigues Júnior é o Coordenador
institucional: o professor de instituição de educação superior responsável perante a CAPES por
garantir e acompanhar o planejamento, a organização e a execução das atividades de iniciação
à docência previstas no projeto de sua instituição, zelando por sua unidade e qualidade.
Professor Narciso Maurício dos Santos é o Coordenador de área: o professor da instituição de
educação superior responsável pelas seguintes atividades:
a) planejamento, organização e execução das atividades de iniciação à docência em sua área de
atuação acadêmica;
b) acompanhamento, orientação e avaliação dos bolsistas estudantes de licenciatura;
c) articulação e diálogo com as escolas públicas nas quais os bolsistas exerçam suas atividades.
As escolas inscritas para o programa PIBID são:

– EMEF PROF CONSTANTE LUCIANO CLEMENTE HOULMONT
Professoras supervisoras: Valdirene Aparecida Quental Galluzzi e Joyce Lopes Coelho Tavares.

A Escola Professor Constante recebe os seguintes bolsistas de iniciação à docência:
Adriano Matos Gomes;
Amanda Silva Dos Santos;
Daniela Aparecida Dos Santos Rodrigues;
Edjane Maria De Araújo;
Laryssa Miranda Gomes Vasconcelos;
Leticia Santos Gois De Almeida;
Liliane Vieira De Andrade;
Lyvia De Souza Pereira Marotti;
Manoel Da Conceição Dos Anjos;
Matheus Alexandre Vieira Dos Santos;
Michelle Dos Santos Sanches;
Pedro Henrique Rodrigues Santos;
Rafaela Da Silva Moura;
Raphaela Alves Oliveira;
Reinaldo Dos Santos;
Sabrina De Souza Lopes;
Sueli Da Silva Barbosa;
Tatiane Batista Ferreira Da Silva;
Tatiane Dejanira Pereira.

– EMEF MÁRIO COVAS JÚNIOR
Professora supervisora: Tânia Cristina Bispo da Cruz.

A Escola Mário Covas Júnior recebe os seguintes bolsistas de iniciação à docência:
Denner Matheus Zuccari Mendes;
Jamylly Caitano Santos;
Karla Cristine Dos Santos Florêncio;
Patrícia Batista De Souza;
Rhuan De Souza Cassiano.

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