REPENSANDO OS PADRÕES DA EJA NA ALFABETIZAÇÃO

A EDUCAÇÃO NÃO É DESENVOLVIDA APENAS EM AMBIENTES ESCOLARES

Autores

  • HÉLIO RODRIGUES JÚNIOR UNIBR - Faculdade de São Vicente
  • LARISSA CAMPOS FERNANDES LOPES UNIBR - Faculdade de São Vicente
  • MAITHÊ OLIVEIRA DE ARAÚJO UNIBR - Faculdade de São Vicente
  • PATRÍCIA NASCIMENTO REIS UNIBR - Faculdade de São Vicente

Palavras-chave:

Ambientes Não Escolares, Alfabetização, Professor, Aluno, EJA

Resumo

Cada pessoa tem seu tempo de aprendizado e isso é fato, uma das maiores dificuldades de se alfabetizar uma criança, ou um aluno da EJA, é respeitar o seu tempo, a sua bagagem e trazer experiências reais que se assimilam ao seu cotidiano, não adianta você começar a introduzir palavras na vida de uma criança com coisas que não estão a sua volta, que ela nem sequer saberá do que se trata. Quando um jovem ou adulto começa seu processo de ensino e aprendizagem, não é apenas seus conhecimentos que se ampliam ou sua vida que muda um pouco a cor, mas sua autoestima se eleva, ele se considera capaz de romper as barreiras, grandes feitos, conquistar seus sonhos, a educação não abre somente portas, ela abre horizontes inimagináveis para um adulto. Aqueles alfabetizados na educação básica, com o ensino considerável regular, aquele onde a criança vai para a creche, depois ensino fundamental 1 e 2 em diante já se sente incrivelmente modificado quando percebe que está lendo, escrevendo, Agora vejamos pelo lado da pessoa que não teve acesso a educação, que ao longo da vida se sentiu menosprezado pela sociedade e deixado do lado, quando essa pessoa começa a ler, escrever e interpretar, o mundo dela se modifica três vezes mais, pois para uma pessoa que não tinha visão de como as coisas podiam ser diferentes, as portas começam a se abrir na sua vida. As pessoas aprendem de diversas formas e em diversos ambientes, até nos considerados ambientes não escolares. Não adianta um educador aplicar apenas um conceito esperando que todos aprendam, isso não irá acontecer. Pois cada um é um indivíduo único e tem seu próprio modo de ver e entender o mundo e o que está ao seu redor. No processo de alfabetização o professor deve levar em conta tudo o que observa no aluno, por isso é de grande importância, o professor querer e ver o aluno como um só, nem sempre é fácil, pois às vezes uma sala com 40 alunos, você não consegue atender individualmente cada um, mas é claro que você consegue perceber o modo como aquele aluno tem mais facilidade em aprender, junto com o modo que aquele aluno desperta interesse no que está sendo transmitido. 

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Publicado

2024-01-11

Como Citar

RODRIGUES JÚNIOR, H. .; LOPES, L. C. F. .; ARAÚJO, M. O. D. .; REIS, P. N. . REPENSANDO OS PADRÕES DA EJA NA ALFABETIZAÇÃO : A EDUCAÇÃO NÃO É DESENVOLVIDA APENAS EM AMBIENTES ESCOLARES. Revista Matter, [S. l.], v. 7, n. 02, p. 113–129, 2024. Disponível em: https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/68. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

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Artigos