DIALOGISMO E IRONIA

A COMPREENSÃO DO DISCURSO IRÔNICO DE ALUNOS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • ROBERTA DOS SANTOS RODRIGUES PUC-SP

Palavras-chave:

dialogismo, ironia, língua estrangeira

Resumo

Comunicar-se em língua estrangeira é muito mais do que decodificar palavras ou saber empregar o léxico na construção de frases, é também compreendê-la e estar atento à intencionalidade que há por detrás do discurso. Partindo desse princípio, este breve artigo enfocará relações dialógicas na compreensão do discurso irônico em relação a aprendizes de língua estrangeira.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. A estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARROS, Diana Luz Pessoa de; FIORIN, José Luiz. Dialogismo, polifonia, intertextualidade em torno de Bakhtin. São Paulo: EDUSP, 1994.

BRAIT, Beth. Ironia em perspectiva polifônica. São Paulo: UNICAMP, 1996.

FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. São Paulo: Ática, 2003.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

MUECKE, Douglas Colin. Ironia e irônico. São Paulo: Perspectiva, 1995.

SALINAS, Carlos. Por qué es tan “difícil” ironizar con extranjeros?. Revista Casi nada, Barcelona, n. 8, [s.p.], nov. 1996. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2014.

SHÜTZ, Ricardo. Assimilação natural x ensino formal. English made in Brazil, [s.l.], [s.p.], jul. 2014. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2014.

Downloads

Publicado

2024-01-09

Como Citar

RODRIGUES, R. D. S. DIALOGISMO E IRONIA: A COMPREENSÃO DO DISCURSO IRÔNICO DE ALUNOS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. Revista Matter, [S. l.], v. 3, n. 02, p. 24–29, 2024. Disponível em: https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/58. Acesso em: 10 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos