Revista Matter https://unibr.com.br/matter/index.php/rm <p>O escopo da Matter – Revista Acadêmica da UNIBR/FSV é a promoção e a divulgação das pesquisas produzidas pelos acadêmicos e professores da Faculdade de São Vicente e de mestres e doutores de outras instituições nacionais e estrangeiras, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento teórico-científico de sua comunidade acadêmica, inspirados na concepção humanista, crítica e social.</p> <p>A estrutura da Revista é aberta e composta fundamentalmente de artigos resultantes de monografias, dissertações, teses e pesquisas, bem como de ensaios, resenhas, entrevistas, resumos de palestra, relatórios adaptados de pesquisa científicas e registros significativos.</p> <p>A partir das contribuições enviadas, das sugestões recebidas ou de análise de assuntos que assumam relevância na conjuntura profissional e social, o Conselho Editorial poderá organizar dossiês que enfatizem determinadas áreas temáticas, definindo-as como prioritárias.</p> <p>Como forma de promover e ampliar o compartilhamento de conhecimentos e experiências científicas, poderão ser aceitos, também, materiais submetidos por graduandos e pós-graduandos de outras instituições e universidades brasileiras e estrangeiras.</p> <p>Trata-se de uma publicação acadêmica, de periodicidade semestral, criada em 2012, pela Faculdade de São Vicente.</p> pt-BR <p>Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à <strong>Revista Matter</strong> e seguem o padrão Creative Commons (CC BY), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.</p> revista.matter@unibr.edu.br (Gisele Esteves Prado) ti@prospereducacional.com.br (Mychael William Claudino dos Santos) Qui, 01 Dez 2022 00:00:00 -0300 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 PEDAGOGIA HOSPITALAR https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/66 <p>A pesquisa apresentada destaca os valores, desafios e interesses da abordagem do pedagogo em ambientes hospitalares, em específico o trabalho pedagógico no hospital de câncer infantil GRAACC, hospital pioneiro em tal tipo de tratamento, além de ser considerado modelo sobre a prática educativa através da escola móvel. Com base em nossos estudos demonstramos a importância da pedagogia hospitalar para o processo de ensino-aprendizagem com crianças e adolescentes hospitalizados e abordamos sobre a relevância do pedagogo na educação para cada criança em sua situação específica. Elaboramos algumas questões que compõem perguntas relacionadas ao tema abordado, onde houve um questionário feito com a participação de pais e responsáveis de ex-alunos/pacientes do hospital, ocorrendo essa etapa em maio de 2021. Mostramos que dentre inúmeros fatores, o pedagogo cada vez mais se torna necessário nas classes hospitalares, não somente para que haja uma continuidade nos estudos dos alunos internados, mas também para que o aluno tenha estímulos e se desligue um pouco da realidade dolorosa.</p> HÉLIO RODRIGUES JÚNIOR, GABRIELA RAMOS SPINDOLA, BRUNA TAUTENHAIN MONTEZANO Copyright (c) 2023 Revista Matter http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/66 Qui, 11 Jan 2024 00:00:00 -0300 CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA LÍNGUA INGLESA E NA LÍNGUA PORTUGUESA https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/64 <p>Este artigo tem como objetivo geral apresentar a importância da consciência fonológica, não só para o desenvolvimento da língua materna, assim como para uma língua estrangeira (inglês). Como objetivo específico buscamos demonstrar uma atividade realizada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II em ambas as línguas utilizando a fábula “O leão e o rato” Baseamo-nos nos seguintes teóricos: Abdalla (2006), Brasil – Base Nacional Comum Curricular (2018), Capovilla e Capovilla (2000), Galvão (2016) e Marchuschi (2008). Constatamos que a atividade alcançou seu objetivo de desenvolver a consciência fonológica de forma lúdica.&nbsp;</p> SHEILA S. C. B. BORGES, MARILENE REZENDE DUARTE Copyright (c) 2023 Revista Matter http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/64 Qui, 11 Jan 2024 00:00:00 -0300 A INCLUSÃO DA PESSOA CEGA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II E SEUS BENEFÍCIOS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/62 <p style="text-align: justify; margin: 0cm 7.55pt 0cm 0cm;"><span style="font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">O objetivo deste estudo foi analisar a capacidade percebida de professores da Educação Física Escolar de ambos os sexos, num total de 47 professores, com idade entre 24 a 64 anos, atuantes especificamente nas cidades do Litoral Sul de São Paulo, com experiência de 1 a 31 anos na rede regular de ensino com média de 14 anos de experiência, em relação a inclusão do deficiente visual nas atividades físicas, não visando apenas sua integração escolar, porém, igualmente enxergando as atividades físicas como uma aliada a vida social da criança com deficiência, trabalhando além da mobilidade, os processos cognitivos e socioafetivo do mesmo. Tendo como métodos teóricos o mapeamento por meio de um questionário informativo, obtendo resultados que revelam que todos os professores respondentes acham importante a inclusão de alunos com deficiência visual, e a maioria acredita ter o conhecimento necessário para ministrar aulas para essa população. Dada a boa receptividade dos educandos em relação à Educação Física, o professor tem um papel fundamental para que a adaptação ocorra da melhor forma possível, promovendo situações e atividades de interação com os demais alunos, e desenvolvimento em geral, buscando metodologias adequadas as suas limitações. Desta forma, o presente estudo se mostra de grande importância acadêmica e profissional, considerando que ainda vivemos em uma sociedade iniciante no processo de inclusão social, onde é de grande relevância que educadores em formação já entendam a importância desse assunto, podendo contribuir para que o ensino e as condições sejam igualitários, como determina a Constituição Federal.&nbsp;</span></p> AARAN GUSTAVO ROCHA SALES, ADRIANA CAMPOS MELLO BARBIERI, FELIPE BARTOLOTTO VALDEVINO AUGUSTO, GABRIEL PENTEADO SOARES, MIRIAM MENDES DA SILVA, SAULO DE OLIVEIRA SANTANA, VINÍCIUS MOURA DE MELLO GIBERTONE Copyright (c) 2023 Revista Matter http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/62 Qui, 11 Jan 2024 00:00:00 -0300 DIFICULDADES DE ALINHAMENTO DAS TURMAS DE 5º ANO DA REDE MUNICIPAL DE SÃO VICENTE COM OS OBJETIVOS E METAS DA PROVA DO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB) https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/69 <p>Desde 1990 a prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é realizada pelo INEP para avaliar a educação básica no Brasil, buscando diagnosticar tanto o desempenho dos estudantes como também fatores que podem influenciar no seu rendimento. O presente estudo tem por objetivo analisar os dados do SAEB, tanto antigos como recentes e ter uma visão do educador sobre o alinhamento das suas turmas atuais com os conteúdos exigidos nessa prova, que por mais que tenha caráter censitário e diagnóstico, há cobranças e metas que o professor tem que cumprir. O método utilizado para a pesquisa é a análise da base de dados do IDEB e formulários que tem como público alvo as professoras de 5º ano da rede municipal de São Vicente, com base nos relatos e dados chegamos à conclusão que o sistema de avaliação das professoras, apesar das diversas cobranças, vai muito além do tradicional e que individualmente elas precisam considerar outros aspectos no dia a dia que vivem em sala de aula no momento em que avaliam o aluno mesmo que as avaliações vindas de fora mantenham o modelo conteudista. As estratégias e apoio que as professoras recebem durante o ano letivo é um dos principais enfoques desse artigo.</p> HÉLIO RODRIGUES JÚNIOR, LARISSA ALBERTINE BISPO Copyright (c) 2023 Revista Matter http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/69 Qui, 11 Jan 2024 00:00:00 -0300 POLÍTICAS PÚBLICAS E BNCC https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/67 <p>A democracia é vista como um regime que favorece mudanças nos âmbitos político, social e econômico. Quando uma pessoa consegue tomar decisões, construir regras e assumir responsabilidades, gerando resultados, pode-se ver a autonomia como ponto chave para o desenvolvimento humano, possibilitando a experiência de um processo democrático. O presente trabalho aborda pontos do contexto escolar, relacionados a gestão democrática e a participação dos alunos em sua construção, discorrendo sobre uma análise de como as políticas públicas e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são organizadas em uma gestão democrática e desveladas em práticas participativas na escola formando alunos conscientes para o exercício da cidadania. Para isso, refletiu-se a forma que as instituições implementam a participação do aluno, tornando-o o agente principal do seu processo de aprendizagem, com a intenção de responder o seguinte questionamento: “De que forma as políticas curriculares da BNCC são empreendidas no cotidiano escolar, a fim de exercer uma gestão democrática e as habilidades socioemocionais dos alunos?”. Investigou-se então, as políticas curriculares de documentos normativos para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e gestão democrática; o modo que essa prática é fundamentada no cotidiano das instituições escolares; e os métodos para um desdobramento concreto de uma gestão democrática escolar. A metodologia abordada contou com a participação de gestores, professores e alunos, com a intenção de compreender as fases de planejamento, execução e impacto de ações participativas e democráticas implementadas pelas escolas. Em suma, foi visível a carência quanto ao entendimento do significado e comprometimento necessário para que a participação dos alunos aconteça, tornando a intencionalidade dessas práticas frágil e insustentável, dificultando a missão de formar alunos transformadores e críticos.</p> HÉLIO RODRIGUES JÚNIOR, IOMARA RIOS DA SILVA, RAIANY ADRIELLY MOURA DE SOUSA, RAYRA NASCIMENTO MENEZES Copyright (c) 2023 Revista Matter http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/67 Qui, 11 Jan 2024 00:00:00 -0300 LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA DE CONTOS NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/65 <p>Ler acrescenta muito no desenvolvimento da criança, exercitando sua capacidade imaginativa, expandindo sua mente, ampliando seu vocabulário, fazendo com que ela tenha um raciocino lógico mais rápido e auxiliando na aprendizagem de novas habilidades. A pretensão com esse trabalho é fazer com que a crianças do ensino fundamental criem o hábito da leitura, pois, com o avanço das novas tecnologias e suas facilidades em ter tudo a mão de forma rápida, se torna cada vez mais raro esse hábito entre os jovens. Com isso a escola e os professores precisam se preocupar em como despertar em seus alunos a prática da leitura, utilizando ferramentas pedagógicas, como a internet, dessa vez como aliada, onde muitos estão conectados diariamente. O projeto aborda essa questão, de colocar a tecnologia, a leitura e a escrita juntos, como ferramenta de apoio, será a utilizada a rede social Facebook que irá abordar uma forma diferenciada de leitura, interpretação de texto e escrita, na qual todos juntos produzem uma história. Entender como a leitura de livros ficaram em segundo plano, atualmente, foi essencial para o desenvolvimento do nosso projeto, pois abranger a leitura, e a tecnologia, faz com que se entenda melhor, nosso público-alvo, como trabalhar o assunto de forma eficácia. Pois além do aluno pegar o gosto pela leitura é fazê-lo pegar o gosto pela escrita, assim trabalhar todo um projeto de criação. Hoje é visível, que alunos com hábitos de leitura, produzem mais e enxerga a vida de forma mais culta, com uma bagagem, já preenchida, diferente, de alunos que não tem esse hábito.</p> HÉLIO RODRIGUES JÚNIOR, DAYANE OLIVEIRA DOS REIS, LUCIMAR SANTANA DE OLIVEIRA, THAINÁ SANTOS DE SOUZA, THAMIRES SANTOS DE SOUZA Copyright (c) 2023 Revista Matter http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/65 Qui, 11 Jan 2024 00:00:00 -0300 As NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E OS MULTILETRAMENTOS EM UMA SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/63 <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><span style="font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">O presente estudo tem como tema as novas tecnologias da informação e&nbsp;comunicação e os multiletramentos em uma sala de aula na educação jovens e adultos: o uso do aplicativo WhatsApp na aquisição da leitura e da escrita<strong>. </strong>Um dos principais objetivos é pesquisar como se pode alfabetizar e letrar através dos multiletramentos e das NTIC´S usando o WhatsApp como ferramenta auxiliar, relacionando assim o processo de aprendizagem e alfabetização com as novas&nbsp;</span></p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify; text-indent: -.25pt;"><span style="font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">tecnologias da informação e comunicação que estão presentes no cotidiano dos discentes.&nbsp;Para responder a indagação: Considerando a alfabetização na educação de jovens e adultos, torna-se viável utilizar o WhatsApp como uma ferramenta auxiliar para a prática que o relaciona com os multiletramentos na aprendizagem da leitura e escrita? Utiliza-se o método de pesquisa bibliográfico através de textos presentes nos sites, os artigos científicos, livros e documentos, entre outros. </span></p> <p style="margin: 0cm; text-align: justify; text-indent: .1pt;"><span style="font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">Com a intenção de abranger a análise sobre a obscuridade dos problemas encontrados em nossa pesquisa bibliográfica, utilizamos a pesquisa qualitativa, que permite relacionar as informações coletadas com a realidade e os fenômenos sociais do ser humano. Para alcançar os objetivos estudados, realizamos, pesquisas de campo, na escola Raquel de Castro Ferreira, onde foram realizadas conversas com professores e os alunos, para compreender as adversidades encardas por eles, e que possibilitou a discursão sobre a vivência com o uso das tecnologias.&nbsp;Concluímos que ao utilizar o aplicativo dentro da sala de aula em uma perspectiva significativa, promoverá aos alunos uma emancipação em relação as novas tecnologias e trará uma autoconfiança e uma independência, visto que, os alunos terão uma nova visão desses meios tecnológicos, e irão cada vez mais se inteirar e buscar novos aprendizados.&nbsp;</span></p> AMANDA MARIA DOS SANTOS, DÉBORA DE ALMEIDA LACERDA CARAUBA, REGIANA RÉGIA SILVEIRA OLIVEIRA, RUTH MARIA SILVA DA CRUZ, TATIANE FERREIRA BARBOSA, THIFANI SANTANA SANTIAGO DA SILVA, YASMIN BRAGA FERNANDES, HÉLIO RODRIGUES JÚNIOR Copyright (c) 2023 Revista Matter http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/63 Qui, 11 Jan 2024 00:00:00 -0300 REPENSANDO OS PADRÕES DA EJA NA ALFABETIZAÇÃO https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/68 <p>Cada pessoa tem seu tempo de aprendizado e isso é fato, uma das maiores dificuldades de se alfabetizar uma criança, ou um aluno da EJA, é respeitar o seu tempo, a sua bagagem e trazer experiências reais que se assimilam ao seu cotidiano, não adianta você começar a introduzir palavras na vida de uma criança com coisas que não estão a sua volta, que ela nem sequer saberá do que se trata.&nbsp;Quando um jovem ou adulto começa seu processo de ensino e aprendizagem, não é apenas seus conhecimentos que se ampliam ou sua vida que muda um pouco a cor, mas sua autoestima se eleva, ele se considera capaz de romper as barreiras, grandes feitos, conquistar seus sonhos, a educação não abre somente portas, ela abre horizontes inimagináveis para um adulto.&nbsp;Aqueles alfabetizados na educação básica, com o ensino considerável regular, aquele onde a criança vai para a creche, depois ensino fundamental 1 e 2 em diante já se sente incrivelmente modificado quando percebe que está lendo, escrevendo, Agora vejamos pelo lado da pessoa que não teve acesso a educação, que ao longo da vida se sentiu menosprezado pela sociedade e deixado do lado, quando essa pessoa começa a ler, escrever e interpretar, o mundo dela se modifica três vezes mais, pois para uma pessoa que não tinha visão de como as coisas podiam ser diferentes, as portas começam a se abrir na sua vida.&nbsp;As pessoas aprendem de diversas formas e em diversos ambientes, até nos considerados ambientes não escolares. Não adianta um educador aplicar apenas um conceito esperando que todos aprendam, isso não irá acontecer. Pois cada um é um indivíduo único e tem seu próprio modo de ver e entender o mundo e o que está ao seu redor.&nbsp;No processo de alfabetização o professor deve levar em conta tudo o que observa no aluno, por isso é de grande importância, o professor querer e ver o aluno como um só, nem sempre é fácil, pois às vezes uma sala com 40 alunos, você não consegue atender individualmente cada um, mas é claro que você consegue perceber o modo como aquele aluno tem mais facilidade em aprender, junto com o modo que aquele aluno desperta interesse no que está sendo transmitido.&nbsp;</p> HÉLIO RODRIGUES JÚNIOR, LARISSA CAMPOS FERNANDES LOPES, MAITHÊ OLIVEIRA DE ARAÚJO, PATRÍCIA NASCIMENTO REIS Copyright (c) 2023 Revista Matter http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://unibr.com.br/matter/index.php/rm/article/view/68 Qui, 11 Jan 2024 00:00:00 -0300