Matter Revista Acadêmica da UNIBR

Sobre Nós

Ao contrário do paradigma estruturalista, cujos estudos privilegiavam a unidisciplinaridade, o pós-estruturalismo concebe o processo de produção a partir de usos efetivos pragmáticos, construindo-se, dessa forma, modelos textuais e discursivos. Nesse sentido, o texto é visto tanto como um produto manifestado oral ou escrito, quanto um processo cognitivo de produção de mensagens, transmissoras de conhecimentos e intenções; o discurso, por sua vez, é a prática social das relações humanas a qual requer uma visão política e cultural para a produção de sentidos.
Assim sendo, tem-se uma abordagem interdisciplinar, cujo percurso multidisciplinar visa à transdisciplinaridade.

 

Tendo em vista tal perspectiva, MATTER Revista Acadêmica busca promover o diálogo interdisciplinar, por meio de publicações, cujos temas tragam à luz da academia discussões profícuas no que tange à disseminação de conhecimento e à exposição de trabalhos dos discentes, docentes, pesquisadores e convidados.

 

A Revista MATTER é uma publicação acadêmica, virtual, de acesso gratuito, das Faculdades do Grupo UNIBR. Publicada  semestralmente em maio e novembro e divulgará somente textos originais. Seu objetivo estende-se à divulgação de artigos científicos, revisão de literatura, relatos de casos, resenhas e ensaios que contribuam para o desenvolvimento da pesquisa e do pensamento crítico  aplicados às necessidades práticas da comunidade. Aborda temas variados das áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde, Linguística/Letras, Engenharia/Tecnologia.

 

Direcionada a professores, estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais de campos afins.

 

Todos os artigos são submetidos a um processo de revisão por pares, apoiados por um Conselho Editorial e Conselho Consultivo. Entre suas propostas está a de facilitar o intercâmbio, o trabalho conjunto e a construção de conhecimento entre professores, estudantes e profissionais das áreas.

 

As contribuições deverão estar de acordo com as regras definidas pela Coordenação e serão analisadas pelo Conselho Editorial e Conselho Consultivo.