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Características e dificuldades na escolha do tema de pesquisa em trabalhos de conclusão de curso de administração de empresas

CARACTERÍSTICAS E DIFICULDADES NA ESCOLHA DO TEMA DE PESQUISA EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

CARACTERISTICS AND DIFFICULTIES IN CHOOSING THE RESEARCH TOPIC IN COMPLETION OF COURSE WORK IN BUSINESS ADMINISTRATION

Me. Renê Fernando Cardoso

Faculdades Integradas Paulista e Faculdades Integradas Torricelli

reneca09@yahoo.com.br

Resumo

O presente artigo aborda as principais dificuldades encontradas pelos alunos durante a fase de escolha do tema de pesquisa em Trabalhos de Conclusão de Curso de Administração de Empresas. Com base em um levantamento dos principais temas escolhidos, a pesquisa pretende contribuir para um maior aprofundamento sobre o assunto e servir de guia para orientadores e orientados durante o processo de escolha e delimitação do tema de pesquisa.

Palavras-chave: pesquisa, dificuldades, tema, administração, delimitação.

Abstract

This article discusses the main difficulties encountered by students during the choice of research topic in Completion of course work in Business Administration. Based on a survey of the major topics chosen, the research aims to contribute to a deeper understanding about the subject and provide a guide for guiding and guided through the process of choosing and defining the research topic.

Key-words: research, difficulties, theme, management, delimitation.

INTRODUÇÃO

Partindo da experiência do autor como orientador de monografias de graduação e pós-graduação, com base em um levantamento de 112 trabalhos apresentados às Faculdades Integradas Paulista (FIP-SP) e Faculdades Integradas Torricelli (FIT-Guarulhos), a pesquisa apresenta as principais características e dificuldades demonstradas pelos orientandos e quais são os principais temas pesquisados.

Considerando as dúvidas e as inseguranças encontradas durante a fase de escolha do tema, este artigo não pretende esgotar o assunto, mas servir de fonte de consulta para orientadores e orientandos e também teorizar um assunto muito debatido em salas de aula.

1 Revisão da Literatura

“Professor que tema eu escolho?”

A pergunta acima é a mais frequente durante as primeiras aulas de orientação dos trabalhos de conclusão de curso e não raramente ela se estende por mais algumas aulas devido às incertezas e angústias resultantes de qualquer escolha.

Segundo Bertelo (1998, p. 06) “é sempre muito difícil falar ou sugerir algo sobre o que as outras pessoas deverão pesquisar e escrever. Mas podemos dizer que o tema deve ligar-se de preferência a problemas organizacionais concretos e envolver sempre uma perspectiva administrativista”.

Entretanto, para responder essa pergunta é necessário que se recorra à outra pergunta: O que é um tema de pesquisa?

Para Rudio (2004, p. 89) “No sentido comum, tema é um assunto que se deseja provar ou desenvolver”.

A angústia gerada nos alunos em virtude do tema, parte justamente da dificuldade de se escolher um assunto diante da grande variedade de temas que podem ser pesquisados em um curso de administração ou justamente pela ausência de algo que o motive a iniciar uma pesquisa.

De acordo com Marconi e Lakatos (2001, p. 44) “Escolher um tema significa levar em consideração fatores internos e externos”.

Os internos Consistem em:

Os externos requerem:

a) selecionar um assunto de acordo com as inclinações, aptidões e as tendências de quem se propõe a elaborar um trabalho científico;

a) a disponibilidade do tempo para realizar uma pesquisa completa e aprofundada;

b) optar por um assunto compatível com as qualificações pessoais, em termos de background da formação universitária e pós-graduada;

b) a existência de obras pertinentes ao assunto em número suficiente para o estudo global do tema;

c) encontrar um objeto que mereça ser investigado cientificamente e tenha condições de ser formulado e delimitado em função da pesquisa.

c) a possibilidade de consultar especialistas da área, para uma orientação tanto na escolha da documentação específica quanto análise e interpretação da mesma.

Quadro 1: fonte: Marconi; Lakatos (2001, p. 44-45)

Pela experiência adquirida na orientação de TCC’s o quadro referencial teórico acima, é importante na orientação dos alunos por dois aspectos:

O primeiro porque evita que o orientando caia no erro de não atentar para a obviedade, ou seja, escolher um tema que mereça uma pesquisa; é muito comum, na fase de escolher um assunto devido à pressão natural do processo e por ser a primeira vez que se enfrenta um trabalho dessa natureza, que o aluno não perceba que o tema não prosperará.

Por exemplo: Um aluno pretende pesquisar “Motivação dos funcionários de uma determinada organização”, um tema relevante até que o orientador pergunta: Com qual objetivo – provar que funcionários motivados trabalham melhor. Pronto, mais uma idéia que foi eliminada pelo óbvio, como apresentado no item c dos fatores internos – o aluno deve encontrar um objeto que mereça ser investigado cientificamente e tenha condições de ser formulado e delimitado em função da pesquisa, não há necessidade de se pesquisar o que já é notório.

O segundo aspecto diz respeito ao aluno que, movido pelo interesse genuíno de encarar o trabalho de pesquisa como uma oportunidade acadêmica ou profissional, não dimensiona corretamente os fatores externos – quando possui uma grande idéia, mas vê que sua idéia se torna inviável em função da falta de tempo, de obras sobre o assunto ou outras fontes de consulta especializadas ou monografias correlatas ao tema da sua pesquisa.

Diante do exposto, algumas perguntas podem ser feitas pelos alunos e orientadores durante o processo de escolha do tema:

  • Quem já pesquisou algo semelhante?
  • Quais são as fontes disponíveis para a minha pesquisa?
  • Existem trabalhos semelhantes ou idênticos?
  • Por que estudar esse tema?
  • Quais são as vantagens e benefícios que a pesquisa irá proporcionar?
  • Qual a importância do tema sob o aspecto pessoal ou cultural?

 

Justamente por ocorrerem ao término do curso, os trabalhos científicos devem ser uma síntese de tudo o que foi aprendido durante o período acadêmico, representando o produto do aprendizado individual.

Para Kim apud Angeloni (2002, p. 82-83) “O aprendizado individual pode ser entendido como um ciclo no qual a pessoa assimila um novo dado, reflete sobre as experiências passadas e chega a uma conclusão e, em seguida, age”.

O conceito acima exposto reforça ainda mais a importância da escolha de um bom tema, pois este norteará toda a pesquisa, já que, a partir dessa escolha, se espera que o aluno identifique um problema de pesquisa para esse tema, isole o problema e apresente uma pesquisa que confirme ou não a hipótese formulada.

O aluno comete o erro de achar que o TCC é o momento em que ele deverá inventar algo totalmente novo, que ele deverá propor uma nova teoria. Não é isso! No TCC ele deverá estudar com profundidade um aspecto relacionado a um eixo temático, e deverá provar que sabe fazer isso com competência: que sabe formular um problema de pesquisa, que sabe escolher uma bibliografia, que sabe realizar uma boa revisão bibliográfica, que sabe elaborar um relatório final… Ser capaz de fazer tudo isso não é o mínimo, no sentido de ser pouco. Cumprir essas tarefas de uma maneira correta é trabalhoso à beça, e isso não deve ser subestimado pelo aluno! (JUDENSNAIDER)

Entretanto, o processo de escolha do tema exige outro procedimento metodológico, a sua delimitação.

Delimitar o assunto é selecionar um tópico ou parte a ser focalizada…A decomposição do assunto equivale ao desdobramento do mesmo em partes, enquanto a definição dos termos implica a enumeração dos elementos constitutivos ou explicativos que os conceitos envolvem. Nem todos os assuntos poderão ser delimitados com auxílio dessas técnicas especiais. De acordo com a natureza do assunto selecionado, recorrer-se-á a uma ou outra das técnicas de delimitação. (CERVO, 1996).

 

A delimitação do tema é importante para que a pesquisa apresente um foco e o aluno não se perca por querer explorar muitas variáveis que o tema proporciona. Como por exemplo: pesquisar sobre liderança, sim é um tema passível de pesquisa e condizente com um curso de administração, mas que precisa ser delimitado. Liderança em Instituições Bancárias, o tema já apresenta uma delimitação, mas ainda é insuficiente. Liderança em Instituições Bancárias – O Exemplo do Banco do Povo, Agência Centro de São Paulo: agora o tema está delimitado, tem um objetivo e está bem especificado evitando dispersões.

Segundo Marconi e Lakatos (2001, p. 45) “É necessário evitar a eleição de temas muito amplos que ou não são inviáveis como objeto de pesquisa aprofundada ou conduzem a divagações, discussões intermináveis, repetições de lugares-comuns ou descobertas já superadas”.

Mas apesar das dificuldades apresentadas até aqui no processo de escolha do tema, verificou-se com base na pesquisa a seguir que os temas costumam se repetir entre os alunos, sendo que cinco deles costumam ser os mais utilizados.

 

2. Materiais e Métodos

Com a finalidade de descobrir quais são os principais temas pesquisados pelos alunos de graduação, foi realizado um levantamento de 112 trabalhos de conclusão de curso apresentados às Faculdades Integradas Paulista (FIP-SP) e Faculdades Integradas Torricelli (FIT-Guarulhos), que resultou na classificação abaixo.

Cabe ressaltar que, para facilitar a tabulação dos dados o quadro seguinte apresenta os temas de forma genérica, sem contar a sua delimitação.

 TEMA

Nº de TRABALHOS

%

Atendimento ao Cliente

22

19,64

Administração Financeira

11

9,82

Logística

7

6,25

Planejamento

7

6,25

Liderança

6

5,36

Qualidade de Vida

5

4,46

Outros temas

54

48,22

Total

112

100

Quadro 2: Temas mais apresentados.  Fonte: Elaborado pelo autor

3. Resultados e Discussão

Para subsidiar o levantamento realizado e proporcionar conclusões técnicas sobre o assunto, foi realizada entrevista com o Prof. Doutor Edmir Kuazaqui – Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação da Universidade Paulista – UNIP. A entrevista foi realizada por e-mail e compreendeu o seguinte roteiro:

  • Por que a escolha do tema é um momento angustiante para os alunos?

Pela questão da falta de maturidade e autonomia, agravada se a escolha do tema envolver um grupo de alunos.

  • Como o aluno pode fazer a escolha do tema de pesquisa?

O professor deverá despertar no aluno a importância da escolha do tema para a vida pessoal, acadêmica e profissional.

  • O que é delimitação do tema e qual a sua importância?

É o que aluno pretende pesquisar estudar. Em outras palavras, é o FOCO da pesquisa.

  • Como o aluno deve proceder para delimitar o tema?

Embora a escolha seja individual, é importante a conversa com professores para adequar o tema com as possibilidades do aluno.

  • Como o aluno deve proceder com temas com pouca bibliografia?

Pretender ser a referência para outros que pretendem pesquisar temas sem material de consulta.

  • Por que os temas de TCC costumam se repetir?

Por comparação. Alunos pesquisam temas que já foram pesquisados pelos seus iguais.

  • Um Trabalho de Conclusão de Curso pode ser realizado apenas com fontes da Internet?

Não, deve haver a fundamentação bibliográfica e de campo, até porquê é um trabalho de fechamento de curso.

  • Qual é o papel do orientador?

Não sendo redundante, orientar, ser um facilitador do conhecimento.

A entrevista foi importante para confrontar a opinião de outro orientador com experiência em Trabalhos de Conclusão de Curso com os anseios e dificuldades dos orientandos.

Conforme Cervo, (1996, p. 137) “Recorre-se à entrevista quando não há fontes mais seguras para as informações desejadas ou quando se quiser completar dados extraídos de outras fontes”.

3.1 Limitações da Pesquisa

 

O presente artigo apresentou como principal limitação o fato de se referir a duas instituições de ensino superior, dessa forma, não se pode generalizar os dados para o ramo de atividade a que pertence.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com base no referencial teórico consultado, no levantamento dos trabalhos de conclusão de curso efetuado e na entrevista realizada, é possível concluir que:

  • A escolha do tema por mais angustiante que seja, deve ser encarada como uma das etapas mais importantes de um trabalho acadêmico;
  • O tema preferencialmente deve abordar um assunto de grande interesse do aluno, uma vez, que em geral a ele serão dedicados alguns meses para a conclusão do trabalho;
  • A delimitação do tema é importante para que o assunto não se torne genérico demais e não seja tratado com a profundidade necessária;
  • Por se tratar de um tipo de trabalho a que os alunos não estão acostumados, costuma-se recorrer à comparação e à consulta a trabalhos já existentes, justificando dessa forma a repetição de temas ou a utilização de temas mais recorrentes.

 

REFERÊNCIAS

ANGELONI, Maria Tereza (org). Organizações do conhecimento:  infraestrutura, pessoas e tecnologias. São Paulo: Saraiva, 2002.

BERTERO, Carlos Osmar. Teses em Mestrados Profissionais. Revista Administração Contemporânea. Vol. 2 nº. Curitiba, 1998.

CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 1996.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 32. ed. Petrópolis, Vozes, 1986.

Meio Eletrônico

JUDENSNAIDER, Ivy. TCC: escolhendo um tema. Disponível em: www.arscientia.com.br. Acesso em: 03/06/2011